“Proteger a criança e a saúde é coisa nossa”, nova campanha da SIAMIG
13-11-2020

A preocupação e empatia com as necessidades sociais levou a SIAMIG e suas Associadas a se engajarem na luta do Instituto Vidas Raras pela ampliação do teste do pezinho feito nos recém-nascidos, com o lançamento hoje, na rede social, da campanha “Proteger a criança e a saúde é coisa nossa – assine a petição e ajude a ampliar o teste do pezinho”.

A SIAMIG sensibilizou-se pela história do Théo, filho da jornalista mineira Larissa Carvalho, que gravou o vídeo “Eu matei os neurônios do meu filho”, contando que ele nasceu com uma doença rara, acidúria glutárica, que poderia ter sido detectada caso o teste do pezinho fosse ampliado.

O Teste do Pezinho é um exame obrigatório para todos os recém-nascidos e gratuito na rede pública de saúde e privada para detecção de apenas seis doenças, para detecção de mais doenças ele tem que ser pago na rede privada.

A intenção da campanha do Instituto Vida Raras, liderada por Larissa Carvalho, e encampada agora pela SIAMIG, é recolher 1 milhão de assinaturas para que se possa propor um Projeto de Lei de Iniciativa Popular ao Congresso Nacional, para que o teste do pezinho gratuito seja ampliado de seis para detecção de 53 doenças raras.

O teste gratuito, atualmente, detecta apenas as doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.

Engaje você também nessa luta e compartilhe a campanha e o vídeo da Larissa Carvalho. Isso interessa a todos nós!

Assine a petição AQUI 

Fonte: SIAMIG e Portal Pezinho do Futuro