Qualidade da gestão também inviabiliza as empresas
24-11-2017

Falha nas estimativas de quantidade de cana é um problema de planejamento agrícola que vem se repetindo há várias safras

*Marcos Françóia, diretor da MBF Agribusiness

No final do mês de outubro o mercado foi surpreendido com o pedido de Recuperação Judicial de sete usinas que integram a Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas, além de mais duas empresas que atuam na exportação e manutenção da produção dos cooperados.

Na edição anterior dessa revista digital – CanaOnline, destaquei sobre o grande desafio do setor para a próxima década, que é de como equalizar o endividamento para possibilitar a sustentabilidade econômica, lembrando que muitas empresas não têm mais tempo para esperar uma solução não traumática.

Ainda, especificamente no dia 22 de setembro, em uma palestra proferida por mim no XVI Seminário do GERHAI, que teve como tema “OS DESAFIOS DO SETOR SUCROENERGÉTICO PARA A PRÓXIMA DÉCADA”, alertei, como tenho feito em várias oportunidades, que o atual cenário econômico não apresenta, nem a curto ou a longo prazo, soluções que viabilizem as empresas que carregam um elevado passivo financeiro e que, infelizmente, os processos de Recuperação Judicial continuariam acontecendo.

Como vimos, aconteceu e não vai parar!
Muitas unidades estão encerrando a safra pelo fato de que as horas efetivas de moagem foram maiores, devido as poucas chuvas desse ano. Outras ainda falharam nas estimativas de quantidade de cana, e pagarão caro por isso. Um problema de planejamento agrícola que vem se repetindo há várias safras. Até parece que o setor perdeu a capacidade de previsão.

Com o encerramento da moagem, com preços aquém dos esperados, custos mais elevados e dívida para ser administrada, os caminhos serão turbulentos até o início da moagem da safra 18/19.

Quanto ao endividamento, somente uma flexibilização dos prazos, taxas de juros e garantias é que poderá permitir que algumas empresas possam respirar enquanto se trabalha em macro soluções, como o Renovabio. No entanto, muitas empresas, em toda a cadeia produtiva, não somente nas unidades produtoras de açúcar e etanol, além da flexibilização citada, precisam de redução do montante da dívida, o que se tem mostrado possível somente com um pedido de Recuperação Judicial. Não entro aqui no mérito se as empresas que aderem a um processo de Recuperação Judicial estão conseguindo sair da crise, o que de fato também está complicado, pois não há plano econômico que se sustente com um mercado em constante queda, tema que já foi tratado aqui nessa revista online. Porém,a Recuperação Judicial acaba sendo uma forma de ganhar prazo na expectativa de que as macros soluções econômicas aconteçam a tempo de salvar as empresas.

Grupos que fizeram acordos extrajudiciais já estão novamente com a água no pescoço e pedindo revisão para as instituições financeiras. Todavia, há outros fatores que tem preocupado o mercado e que também quebram empresas, que é a qualidade da gestão.

Veja matéria completa na editoria Economia na edição 48 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.