Raízen aposta na irrigação por gotejamento para diluir altos custos com formação de novas áreas
14-02-2022

Em 2013, Usina Gasa sediou primeiro projeto de irrigação por gotejamento da Raízen. Canavial segue produtivo até os dias de hoje. Foto: Divulgação Raízen
Em 2013, Usina Gasa sediou primeiro projeto de irrigação por gotejamento da Raízen. Canavial segue produtivo até os dias de hoje. Foto: Divulgação Raízen

No dia 16 de fevereiro, às 19h, gerente de engenharia agrícola e geotecnologia da companhia participará da live Irrigação - longevidade dos canaviais e a viabilidade econômica

Leonardo Ruiz

Uma das apostas da Raízen para mitigar os efeitos negativos decorrentes dos altos níveis de déficit hídrico de algumas de suas regiões de atuação é a irrigação por gotejamento. O primeiro projeto foi implantado em 2013 na unidade Gasa, localizada em Andradina, noroeste do Estado de São Paulo. O canavial segue altamente produtivo até os dias de hoje, entregando de 30 a 40 toneladas a mais por hectare do que as áreas de sequeiro vizinhas.

O gerente de engenharia agrícola e geotecnologia da Raízen, Fernando Benvenuti, afirma que, desde a implantação do primeiro projeto, o gotejamento se estendeu pelas demais usinas do Grupo. Hoje, a tecnologia responde por quase 70% dos novos projetos de irrigação. “Além de ganhos em produtividade e longevidade, também temos observado diminuição do raio médio do CTT (Corte, Transbordo e Transporte), menor frustação com o clima, economia de água e redução de custos dos tratos culturais, uma vez que é possível aplicar insumos utilizando a mesma estrutura do gotejamento.”

Fernando Benvenuti: “Devido a tantos benefícios, o gotejo já responde por quase 70% dos novos projetos de irrigação [da Raízen]”

Foto: Divulgação Raízen

Com tantos benefícios, fica claro o porquê a Raízen estar investindo cada vez mais na tecnologia de irrigação, na qual o gotejamento é uma das alternativas. Para discutir mais sobre o assunto, Fernando Benvenuti participará, na próxima quarta-feira (16) às 19h, da live “Irrigação - longevidade dos canaviais e a viabilidade econômica”. O evento será transmitido ao vivo pelos canais digitais da CanaOnline (YouTube, Facebook e LinkedIn) e contará com a participação de:

* Fernando Benvenuti - Gerente de engenharia agrícola e geotecnologia da Raízen;

* João Rosa (Botão) - Gestor de Projetos do Pecege;

* Sandra Silva - Coordenadora de Irrigação da Usina Coruripe;

* Lucas Victório - líder da Área de Cana na Netafim;

Serviço:

Live “Irrigação - longevidade dos canaviais e a viabilidade econômica

Realização: CanaOnline

Data e horário: Quarta-feira (16/02), das 19h às 20h30

Endereços: O evento será transmitido ao vivo nos canais digitais da CanaOnline. Para acompanhar, basta clicar em um destes links:

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Rb9Lgk4aOfw

Facebook: https://www.facebook.com/221708711305971/posts/2601723289971156/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/video/event/urn:li:ugcPost:6897507143306547200/