Raízen e Biosev investem na adubação foliar para turbinar a produtividade
06-09-2018

A Biosev trata 130 mil hectares por safra com adubação foliar e registra ganhos médios na ordem da 6 TCH.Na Raízen, o incremento é de 6,5 TCH

A adubação foliar ganha espaço nos dois maiores grupos sucroenergéticos do mundo, a Raízen, com 26 unidades e a Biosev, com 11, foi o que se constatou durante IV Encontro Técnico do Programa Cooperativo de Experimentação e Manejo (PCEM),realizado em 21 de agosto no Centro de Tecnologia e Inovação da Biosev, localizado na unidade Santa Elisa em Sertãozinho, SP. Durante a reunião discutiu-se os avanços de produtividade dos canaviais decorrente da aplicação de adubos foliares.

A engenheira agrônoma da área de nutrição da Raízen, Fabiana Ascencio, falou sobre os benefícios da adubação foliar. Atualmente, a empresa aplica adubos foliares em 100% de sua cana planta e também nas socas de maior potencial (majoritariamente em canas precoces e médias e em todos os ambientes de produção).

Como benefícios, Fabiana destacou a alta eficiência no uso de nutrientes e resposta rápida da adubação. "Lembrando que a adubação foliar não substitui a realizada via solo. Ela é apenas uma complementação”, salientou a profissional. Atualmente, o incremento médio de produtividade decorrente do uso de adubos foliares na Raízen é de 6,5 TCH.
Já na Biosev, segundo Carlos Faroni, gerente técnico corporativo, a adubação foliar vem ganhando representatividadenas últimas quatro safras e faz parte das práticas de manejo para elevar a produtividade dos canaviais, em linha com a estratégia de buscar maior eficiência operacional na área agrícola. O tratamento consiste em uma adubação com nitrogênio e micronutrientes aplicados sobre as folhas da cana durante o período de maior desenvolvimento das plantas, entre os meses de novembro e dezembro.

A Biosev trata 130 mil hectares por safra com adubação foliar. A empresa iniciou os testes em 2014 e atualmente trata cerca de 130 mil hectares por safra com adubação foliar, que vem entregando ganhos médios na ordem de 6 toneladas de cana por hectare nas áreas monitoradas. O ROI (Retorno Sobre o Investimento) é de 1:4, ou seja, a cada R$ 1,00 gasto com o manejo, R$ 4,00 voltam para o caixa da usina.

A adubação foliar é realizada em locais com alto potencial produtivo, canaviais de cortes mais novos e expectativa de elevada produção na safra seguinte.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.