RB867515 ainda ocupa 65% da área cultivada da Barralcool
17-08-2017

Marcos Beletti: na Barralcool, área com 7515 caiu de 80% para 65%
Marcos Beletti: na Barralcool, área com 7515 caiu de 80% para 65%

“Apesar da 7515 ser imbatível, é muito arriscado ter uma porcentagem tão alta de apenas uma única variedade”

Muitas vezes, a tarefa de diminuir a participação de uma única variedade no plantel varietal de uma usina não é fácil. É o caso da Usina Barralcool, localizada no município mato-grossense de Barra do Bugres. Por ser um material que se adapta muito bem àquela região, onde predominam os solos arenosos, a 7515 ocupa 65% da área cultivada na empresa. Embora ainda pareça muito, este número já foi bem mais alto: 80%.

O gerente agrícola da Barralcool, Marcos Beletti Peres, conta que, por motivos de segurança, a unidade tem buscado diminuir essas taxas gradativamente. “Apesar da 7515 ser imbatível, é muito arriscado ter uma porcentagem tão alta de apenas uma única variedade, mesmo que nossa região não tenha um histórico de pragas que ataquem este material.”

Peres conta que há anos tem buscado variedades que possam substituir a 7515. Missão que, até o momento, tem se mostrado impossível. “Os materiais que testamos não têm o mesmo rendimento da RB867515. Alguns até conseguem empatar no primeiro corte, mas, a partir do segundo, ocorre uma queda de produção.”

Veja matéria completa na editoria Capa da edição 44 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.