Recuperação da moagem avança e safra 24/25 promete crescimento no Nordeste, aponta consultor
16-09-2024

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Haroldo Torres prevê aumento de produção com expansão de área plantada, apesar de desafios na qualidade do ATR

Por Ruan Teixeira

O final da safra de cana-de-açúcar no Nordeste, em 2024, está marcado pela expectativa de aumento da moagem, impulsionada pelo crescimento da área plantada, segundo o consultor Haroldo Torres. Contudo, a produtividade ainda preocupa devido à baixa qualidade do ATR (Açúcar Total Recuperável), reflexo das variações climáticas. 

Haroldo Torres destacou que a região enfrenta uma safra "caranguejo", onde tanto a produtividade quanto os preços andam "de lado". "Estamos sim numa jornada de recuperação de moagem, mas ainda sofrendo com o ATR", explicou. 

O consultor apontou que a menor incidência de chuvas nos meses recentes, se comparada aos anos anteriores, trouxe desafios à qualidade da matéria-prima. A previsão é que a produção cresça, apesar da redução na produtividade em algumas áreas.  

Para Haroldo, a busca por novos investimentos no setor é um sinal positivo dos produtores. "Tivemos um processamento de quase 19,3 milhões de toneladas, e se voltarmos a 2016-2017, esse número foi de 15 milhões. Já estamos numa jornada de recuperação", afirmou, reforçando que o maior obstáculo segue sendo o ATR, afetado pelas condições climáticas durante as últimas safras. 

As declarações foram dadas durante a Primeira Abertura de Safra e Rodada de Negócios, promovida pela Associação dos Plantadores de Cana-de-açúcar da Região do Vale do Coruripe.

Veja a entrevista completa abaixo: 

 Fonte: Jornal de Alagoas