Redução da tara possibilitou aumento da capacidade de carga útil nos caminhões canavieiros
10-05-2018

Transporte já representa de 10% a 15% do custo total de produção de cana

No acompanhamento dos custos de produção de cana-de-açúcar no Brasil, foi notado uma ampliação no que tange a área de transportes. Um estudo conduzido pelo diretor da Assiste Engenharia de Softwares Técnicos, Ângelo Domingos Banchi, constatou que usinas que não terceirizam suas operações agrícolas, passaram a ter no transporte da matéria-prima mais gastos do que com a colheita. “Tenho notado um desempenho cada vez melhor na colheita da cana e um aumento no gasto com transporte, que já representa de 10% a 15% do custo total de produção de cana.”

Por conta disso, as montadoras começaram a buscar alternativas para reduzir os custos do transporte e assegurar a competitividade das empresas. Uma das soluções encontradas foi a redução da tara dos caminhões com o objetivo de entregar mais capacidade de carga útil. No caso de alguns caminhões da Mercedes-Benz, por exemplo, foram incorporadas rodas de alumínio – em média 15 kg mais leve do que uma de aço – e pneus na medida 295/80R 22,5, mais baixos que os 11.00R.

“Não se trata de deixar o caminhão mais bonito, mas sim de diminuir seu peso visando carregar o máximo de carga possível. Apenas a incorporação das rodas de alumínio e dos novos pneus resultou em uma redução de 20kg por conjunto. Num veículo com 24 rodas, quase meia tonelada a mais poderá ser transportada a cada viagem”, explica o gerente de produto caminhão da Mercedes-Benz, Marcos Andrade.

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