Regionalizar a gestão é uma das ações da ORPLANA para melhor atender as necessidades do produtor de cana
02-03-2017

Celso Albano em reunião com integrantes do conselho da ORPLANA: troca de informações constantes
Celso Albano em reunião com integrantes do conselho da ORPLANA: troca de informações constantes

O projeto de Regionalização busca entender as diferenças culturais, sociais, econômicas e de produção dos associados da entidade

São 33 associações que abrangem 422 municípios em cinco estados, representando mais de 17 mil produtores de cana (60% dos produtores independentes do país), que juntos produzem mais de 71 milhões de toneladas de cana, 91,1% dos produtores são pequenos e respondem por 33,2% da produção 8,9% dos produtores são médios e grandes e respondem por 66,8% da produção. Este é o perfil da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (ORPLANA).

Em 2016, a entidade completou 40 anos de atuação. Suas associações filiadas constituem um universo totalmente heterogêneo, com hábitos distintos, diversos sistemas de produção, realidade econômica múltipla, e as mais variadas necessidades. Mas compartilham o mesmo desejo: serem efetivos e prosperarem na atividade canavieira.

Para contribuir de forma efetiva para que o desejo de seus associados aconteça, nos últimos três anos, a ORPLANA vem passando por uma profunda mudança, com o foco de se fortalecer e tornar-se o principal porta-voz dos produtores de cana do Brasil. Para isso, elaborou um Planejamento Estratégico para a ORPLANA (Visão 2015 – 2025), alicerçado sobre seis premissas principais: aprimorar a governança e estrutura da entidade; ampliar a comunicação interna e externa; prover educação técnica e gerencial; agregar serviços de valor e geração de informações de valor; e estabelecer relacionamento e negociação equilibrados em toda a cadeia.

Faz parte desse Planejamento Estratégico o projeto de Regionalização, que busca entender as diferenças culturais, sociais, econômicas e de produção; elegendo Interlocutores Regionais para agirem pela comunicação integrada e transparente. “Precisamos estar próximos de nossas associadas, conhecer suas realidades, o perfil de seus associados e suas necessidades. Só assim poderemos desenvolver soluções personalizadas para cada uma delas’, diz Celso Albano de Carvalho, gestor-executivo da ORPLANA. Visitas às bases, contato próximo com os interlocutores regionais, reuniões constantes com os dirigentes, gestores e técnicos passaram a ocupar espaço relevante na gestão da entidade.

Os programas que compõem o Planejamento Estratégico para a ORPLANA 2015 – 2025 reforçam esse compromisso de proximidade e compartilhamento da entidade com suas filiadas e também entre as associações. A ideia global é de se conseguir implantar um sistema pleno de comunicação, interação e compartilhamentos de ações e atividades criando ‘O Sistema Integrado ORPLANA’, focado em promover a integração e a convergência de ações entre as associações.

“Constatamos que individualmente, nossas 33 associações filiadas realizam inúmeras ações envolvendo pessoas, capital, recursos diversos. Muitas dessas atividades, como cursos de qualificação, aprendizagem de novas práticas agrícolas, poderiam ter um resultado melhor e um custo menor, se houvesse convergência, troca de ideia, alianças para suas realizações. Nossa proposta é promover a convergência entre as filiadas e colocar em prática um plano de Parcerias entre as Associações, despertá-las que o “compartilhar” contribui para a efetividade no negócio”, salienta Celso Albano.