Compartilhe:

Reinaldo Figueiredo: "fomos os primeiros a fazer uma usina fotovoltaica em cima da água no Brasil"
14-06-2019

“Nossa história teve início na cidade de Mandaguari no Paraná basicamente no ano de 1987, quando meu pai adquiriu as primeiras vacas Holandesas. Em 1997 eu assumi a propriedade ficando lá até o ano de 2005. Em 2006 mudamos todo gado para um novo projeto na cidade de Cristalina, no estado de Goiás. Passamos por várias fases e momentos e sempre tivemos investimentos em prol de melhorias nas diversas áreas da atividade. Em todos os setores da fazenda temos muita coisa a dizer e mostrar. Sempre buscamos o máximo de eficiência com o máximo de tecnologia”.

Essa foi a fala inicial da entrevista realizada pela Equipe MilkPoint com Reinaldo Carlos Figueiredo, que se formou em Medicina Veterinária e hoje é Diretor Administrativo da Fazenda Figueiredo, localizada em Cristalina/GO.

A propriedade foi campeã do Troféu Agroleite por duas vezes e em uma ocasião se tornou finalista como a melhor fazenda de leite pela Revista Dinheiro Rural, no ano de 2018. Em 2014 foram eleitos como criadores supremos da raça Holandesa, um título requisitado e muito difícil de se alcançar no setor. Vale lembrar que a fazenda possui alguns animais entre os melhores do Brasil tratando de avaliação genética e um dos principais focos é ‘reproduzir e produzir leite de qualidade por meio de diversas lactações’. Não é à toa que hoje são produzidos 32 mil litros de leite por dia com aproximadamente 930 vacas em lactação e média de 34,5 litros/vaca/dia. O sistema de produção escolhido é o free stall.

Segundo Reinaldo, todo o trabalho de nutrição se inicia um ano antes com um bom planejamento de volumoso a fim de se obter uma silagem de alta qualidade. “Na fazenda optamos por fazer o núcleo internamente, tendo a opção de comprar os macros elementos da dieta em grandes quantidades e preços mais acessíveis. Com isso tentamos baratear o preço da dieta, a qual representa sem sombra de dúvidas o maior custo dentro da fazenda. A formulação fica a cargo de nossos nutricionistas, que analisam vários itens como preço, qualidade e rentabilidade de cada produto. Desenvolvemos uma fábrica de dieta total onde quase tudo é automático, com isso, sabemos com muita convicção o que gastamos e como gastamos”.

Ele ainda acrescentou que utilizam muito ‘verde’ na dieta por meio de Tifton ou aveia, que sempre são disponibilizados frescos para os animais. O ajuste da matéria-seca é realizado diariamente para que a formulação esteja sempre ‘redonda’ e sem erros. Também, há uma rotina de leitura de cochos para a avaliação do consumo dos animais.

Reinaldo será um dos palestrantes do Interleite Brasil 2019 e falará sobre o “Manejo de alimentação para resultados superiores no confinamento, case de sucesso Fazenda Figueiredo”. Sua apresentação compõe o painel 5, que focará na “Gestão do manejo de alimentação e da formulação de dietas”. O evento ocorrerá nos dias 07 e 08 de agosto, em Uberlândia/MG.

Além do excelente manejo nutricional, a fazenda age ativamente em outros importantes requisitos, como sustentabilidade, bem-estar animal, qualidade do leite e gestão. Confira o que Reinaldo comentou sobre cada um dos tópicos.

Sustentabilidade: “esse é um tema muito relevante na fazenda. Temos diversas áreas onde aplicamos a sustentabilidade. Fomos os primeiros a fazer uma usina fotovoltaica em cima da água no Brasil, temos um sistema de reaproveitamento de areia para as camas de nossas vacas, reaproveitamos a água de limpeza, todo dejeto de nossos animais volta para a lavoura em forma de adubo e todas as fossas da fazenda são ecológicas.

Bem-estar animal: “cuidamos de nossas vacas como se fossem membros de nossa família e temos todo o cuidado necessário para que elas tenham o máximo de conforto. A ambiência é muito controlada para que nossos animais se sintam bem sem alterar suas rotinas”.

Qualidade do leite: “talvez esse é um dos nossos pontos mais fortes pois prezamos muito pela qualidade do nosso leite. Temos todo o cuidado, desde o lugar onde a vaca se deita, passando por uma boa rotina de ordenha e terminando em um bom sistema de refrigeração da matéria-prima. Todos esses esforços fazem com que tenhamos uma média nesses últimos 5 anos de CCS (Contagem de Células Somáticas) de 135 células/mL, CBT (Contagem Bacteriana Total) de 5,32 mil UFC/mL e de mastite clínica de 1,03% ao dia”.

Gestão: “tentamos trabalhar com uma gestão empresarial, iniciando sempre com um planejamento de tudo que iremos fazer no próximo ano. Temos rotinas de reuniões para nivelamento e treinamento de colaboradores. Criamos vários relatórios de acompanhamento de nossos índices e números da fazenda, com isso, conseguimos sempre atuar nos pontos que necessitam de uma rápida atuação”.

Quando questionado sobre onde querem chegar e quais são os desafios daqui para frente, o produtor de leite comentou que o projeto é para 2 mil vacas em lactação.

“Não temos data ainda para que isso aconteça, estamos caminhando a passos curtos dependendo das várias situações internas e externas. Já com relação aos maiores desafios, além da capacitação, treinamento e fixação dos colaboradores, é com toda a certeza a insegurança administrativa financeira que nossa atividade tem. Nunca conseguimos fazer um planejamento bem feito, pois não temos nenhum poder sobre o preço do nosso produto, nem mesmo saber qual será o preço do leite que já entregamos”, finalizou.

Há 25 anos crescendo junto com o setor leiteiro, o Interleite Brasil é o evento que reúne toda a cadeia produtiva para falar de mercado, gestão, inovação e futuro. Neste ano, novamente em Uberlândia/MG, nosso compromisso é fazer um evento imperdível, daqueles que você não se arrepende jamais de ter participado! Neste ano, o Interleite Brasil contará com várias inovações. Uma delas é um painel de debate junto aos laticínios focado no relacionamento com o produtor e a coordenação da cadeia láctea. Algo totalmente novo e que também pretende movimentar o público e agregar no setor são os casos de sucesso oriundos de outros países. Resumindo? Você não pode perder! Confira a programação completa e faça a sua inscrição com 25% de desconto até o dia 15/06!

 

Milk Point