Relatório apresenta resultados do Projeto RenovAção
07-12-2015

Publicação levanta números, resgata histórias e registra como a qualificação pode transformar vidas

“Fiz minha inscrição nesse curso, mas pensei que não me chamariam. Escolhi fazer solda, só que todo mundo pensa que é função mais de homem. Mesmo assim me chamaram para fazer o curso. E não é tão difícil. Estou fazendo o melhor, quero conseguir um trabalho na usina ou onde aparecer. Depois quero continuar estudando. Estou pronta, mas não para ser apenas uma soldadora. Serei uma boa soldadora”, diz Giani da Silva Conceição, 24 anos, de Dumont, SP, uma das alunas de um dos cursos oferecidos pelo Projeto RenovAção, na modalidade Comunidade.
Transformar vidas por meio da qualificação é o principal objetivo do RenovAção. Maria Luiza Barbosa, consultora de Responsabilidade Social da Unica, explica queo RenovAção é um projeto que foi criado primeiro pela cadeia produtiva, reunindo as associadas da Unica e a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp). A partir daí houve um convite às empresas privadas e instituições interessadas no desenvolvimento do projeto. As parcerias foram feitas com: o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Fundação Solidaridad, a Iveco, a Case IH, a FMC e a Syngenta. A John Deere também apoiou o projeto durante os seus primeiros anos. E também contou com o suporte de técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Centro Paula Souza, que coordenaram o treinamento teórico e prático dos cursos.
Um dos grandes méritos da iniciativa foi o envolvimento dos parceiros do RenovAção na formatação e na condução do programa. As empresas e instituições envolvidas formaram um comitê para que todos pudessem contribuir com a implementação do RenovAção. Diversas reuniões foram realizadas. Todas as decisões do Projeto foram debatidas e analisadas por esse comitê, que não só colaborou financeiramente, mas ajudou a pensar e melhorar o Programa.

Lançado em 2009, o RenovAção previa o treinamento especializado de trabalhadores nas seis principais regiões produtoras de cana-de-açúcar do Estado de São Paulo: as macrorregiões de Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.O grande diferencial do programa, foi que o colaborador pôde se dedicar integralmente ao curso, não precisando trabalhar no período, mas sem deixar de receber o salário mensal. Em 2010ocorreu a formatura das primeiras turmas de capacitação.

Como as unidades sucroenergéticas não conseguem recontratar todos os trabalhadores que foram dispensados pela mecanização, o Programa criou um segundo módulo de capacitação voltado a qualificar trabalhadores para outros setores da economia. É o chamado RenovAção Comunidade.
Veja matéria completa na editoria Sustentabilidade na nova edição da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.