Relatórios de incêndio e geadas em canaviais contribuem para reduzir as perdas do setor
22-10-2021

incêndios em áreas afetadas com seca e geada transformaram canaviais em um monte de cinza
incêndios em áreas afetadas com seca e geada transformaram canaviais em um monte de cinza

Detalhadas em workshop, soluções – disponibilizadas pela Cyan Agroanalytics – auxiliam unidades sucroenergéticas em eventuais processos judiciais     

Renato Anselmi

A grande quantidade de incêndios ocorridos em 2021 nos canaviais da região Centro-Sul, trouxe enormes perdas, interferindo diretamente na antecipação do fim de safra e na redução de cana-muda para a renovação dos canaviais.

Para ajudar o setor no acompanhamento e pós-monitoramento dessas ocorrências, a Cyan Agroanalytics tem ampliado o seu portfólio de soluções visando subsidiar os seus parceiros no combate aos focos de incêndio e em eventuais processos judiciais. Quem revelou isto foi o sócio da empresa, o engenheiro mecânico Lucas Suzuki, durante palestra no 6º Workshop Cyan – Inovação e melhores práticas, realizado em 22 de setembro.

Segundo ele, o “Relatório de Incêndio”, que é elaborado por especialistas da empresa, identifica os focos e o local onde começou o incêndio. Customizado, esse relatório consultivo inclui dados de temperatura, umidade, velocidade do vento nas áreas atingidas pelo fogo. “Quando o incêndio não começou dentro da fazenda do nosso cliente, conseguimos comprovar a origem, coletando e cruzando vários dados meteorológicos e de sensoriamento remoto”, destacou.

Informações como velocidade e direção do vento, por exemplo, podem ser determinantes para a identificação do início do incêndio. “Se há uma área queimada no norte da fazenda e a direção do vento era de norte para sul, é possível constatar que o fogo começou fora da propriedade e entrou na fazenda”, explicou. Nesse trabalho minucioso, a Cyan elabora uma tabela, com todos os focos identificados, com data e horário. Esses dados são confrontados com a velocidade e direção do vento, registradas por imagens de satélite. “O relatório, com certeza, auxilia no processo de defesa judicial, quando o foco ocorre fora da fazenda”, ressaltou.

Outra solução disponibilizada pela Cyan é o “Relatório de Área Queimada”, que acompanha, em diversos casos, o “Relatório de Incêndio”. Essa ferramenta calcula a área queimada das fazendas da usina, das fazendas vizinhas, da área com cana-de-açúcar, da APP da usina e da reserva legal. “O objetivo desse relatório é ter uma análise complementar da área afetada pelo fogo, além de quantificá-la, o que auxilia na defesa no caso de alguma autuação”, detalhou o sócio da empresa durante o Workshop, realizado no formato online.

A equipe de Geoprocessamento da Cyan elabora também o “Relatório sobre os Impactos da Geada”, que demonstra as áreas de risco e os talhões afetados por esse fenômeno meteorológico. “Com essas informações, é possível ajudar o cliente na priorização da colheita das áreas mais impactadas”, observou o engenheiro Lucas Suzuki, que é graduado pela Universidade Federal de São Carlos. Com MBA na Universidade de Harvard, ele trabalhou na Divisão de Mudanças Climáticas do Banco Mundial.

Fonte: CanaOnline