Compartilhe:

REPLANTAR FALHAS COM PLENE PB GARANTE STAND AO CANAVIAL

Quem consegue produzir cana-de-açúcar senão houver um bom stand de canavial? É impossível. Pode aplicar adubo, inseticida ou herbicida. Se não tiver bom stand na cana soca, a cana não alcançará altas produtividades. Pensando nisso, a Syngenta vem, desde 2014, trabalhando na questão da revitalização dos canaviais, que consiste no uso de mudas pré-brotadas Plene PB em falhas, seja em cana-planta ou em soca.

A principal vantagem do uso de Plene PB para replantio de falhas em detrimento do método convencional é uma maior velocidade de crescimento, já que a muda pré-brotada será colocada com 60 dias de rustificação. O uso do MPB proporcionará, ainda, uma touceira mais bem perfilhada e com um bom desenvolvimento vegetativo.

A indicação da Syngenta é que apenas falhas acima de 1,5m sejam replantadas, do contrário, o Plene PB não terá capacidade de formar touceiras estabilizadas. Além disso, apenas canaviais com potencial devem ser revitalizados. Os meses mais propícios para essa revitalização devem ocorrer de março a agosto. Já o plantio pode ser manual ou mecanizado.

A estimativa da multinacional é que, caso o produtor ou usina utilize de um a dois mil Plenes PB por hectare, o retorno do investimento ocorrerá já no primeiro ano.