Representantes de entidades internacionais visitam produtores de cana e conferem a sustentabilidade na prática
22-01-2019

Representantes de entidades internacionais visitam produtores de cana e conferem a sustentabilidade na prática
Representantes de entidades internacionais visitam produtores de cana e conferem a sustentabilidade na prática

A visita teve o propósito de conhecer mais afundo os temas ligados à produção de cana-de-açúcar e o contexto socioambiental brasileiro

Representantes daWorld WildlifeFund, WWF United States (WWF-US), WWF-Brasil, da BioplasticFeedstock Alliance, Procter&Gamble, The Lego Group, Unilever e da RoundtableonSustainableBiomaterials (RSB), ao visitarem, no final do último mês de setembro, produtores de cana no interior paulista.

A visita teve o propósito de conhecer mais afundo os temas ligados à produção de cana-de-açúcar e o contexto socioambiental brasileiro, como a proteção de habitats naturais, questões sociais, implementação do código florestal e aspectos relacionados à sustentabilidade da produção.

Após visita à sede da Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba(Socicana), onde foram recebidos pelo presidente Bruno Rangel Geraldo Martins e pelo superintendente Rafael Bordonal Kalaki, os integrantes da comitiva seguiram para a vizinha cidade de Taquaritinga para conhecer a propriedadede José Luís Bracciali, categorizada como de pequeno porte.

O produtor contou um pouco da história de sua família e mostrou as lavouras de goiaba, limão e cana-de-açúcar. Bracciali, que recebe o acompanhamento do programa TOP Cana, apresentou as adequações de sua propriedade para atender à legislação e às exigências para a conquista da certificação RSB, entre as quais refeitório e local correto para armazenamento de embalagens de defensivos agrícolas.

A segunda fazenda visitada foi a de Paula Bellodi Santana, categorizada como de médio porte. Paula também relatou a história de sua família e levou os visitantespara conhecerem sua produção de macadâmia, uma das lavouras cultivadas na fazenda, que também produz cana-de-açúcar. A produtora discorreu sobre as mudanças que implementou a partir das orientações do programa TOP Cana e salientou que os projetos de sustentabilidade em sua propriedade continuam evoluindo, principalmente as ações voltadas para a preservação ambiental, uma vez que o objetivo da produtora é aumentar a disponibilidade de água.

A visita foi encerrada na fazenda Santa Isabel, em Guariba, onde o produtor Paulo Rodrigues apresentou detalhadamente as atividades do condomínio agrícola. Paulo discorreu as ações sustentáveis que levaram à conquista da certificação Bonsucro. Para complementar, os visitantes conferiram a área de produção de Mudas Pré-Brotadas (MPB) desenvolvida na Santa Isabel e se encantaram com a tecnologia.

Com as explicações e conferindo o resultado na prática, os visitantes entenderam porque o programa TOP Cana é inovador e revolucionário, ajudando os produtores na obtenção de certificação, além da adequação das propriedades e processos para a produção sustentável.

Veja matéria completa clicando no link: https://canaonline01.wixsite.com/especialcertificacao

Fonte: CanaOnline