Reunião anual do PMGCA Ridesa/UFSCar será dia 19 de novembro
17-11-2014

A reunião anual do Programa de Melhoramento Genético da Cana de Açúcar (PMGCA) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e Ridesa (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético) será realizada dia 19 de novembro, a partir das 8h15, no Hotel JP, em Ribeirão Preto, SP. A abertura do evento será feita pela pesquisadora do Laboratório de Biotecnologia de Plantas da UFSCar, Monalisa Sampaio Carneiro.

Após a abertura, o representante da Explant, Alexandre Landgraf Fernandes Alves, fará uma palestra sobre o vigor e sanidade com cultura de meristema em cana-de-açúcar. Na sequência, o agrônomo e pesquisador da UFAL (Universidade Federal de Alagoas), Geraldo Veríssimo de Souza Barbosa, falará sobre cana energia como uma nova oportunidade para o setor canavieiro. Geraldo coordena as pesquisas da Ridesa/UFAL e o Banco de Germoplasma de Cana-de-açúcar (Serra do Ouro), na obtenção de variedades RB (República do Brasil).
A terceira apresentação do dia ficará por conta da diretora comercial da SBW do Brasil, Conny Maria de Wit, que vai falar sobre sistema de multiplicação de mudas utilizando as variedades RB. A palestra seguinte será ministrada pelo agrônomo e especialista em desenvolvimento técnico de mercado da Syngenta, Marcelo Ricardo Palú Junqueira, que vai falar sobre as soluções de plantio da empresa.
O gerente de Produção Agrícola do Grupo São Martinho, Luís Gustavo Teixeira, apresenta em seguida as experiências da usina com mudas pré-brotadas (MPB), tecnologia direcionada a aumentar eficiência e ganhos econômicos na implantação de viveiros, replantio de áreas comerciais e possivelmente renovação e expansão de áreas plantadas com cana-de-açúcar.
Na palestra seguinte, o engenheiro agrônomo e gerente de produção para AGMusa da Basf, Rogério de Oliveira Barreto, apresentará soluções integradas desenvolvidas pela empresa, que possibilitam o aumento de produtividade dos canaviais.
Censo Varietal 2014 e Clones RB: novo paradigma nos ganhos de produtividade? A resposta para esta questão ficará por conta do engenheiro agrônomo, mestre em Fitopatologia e pesquisador do PMGCA Ridesa/UFSCar, Roberto Giacomini Chapola. Dados do Censo Varietal deste ano indicam que as variedades RB ocupam as quatro primeiras posições mais plantadas nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, somando, juntas, 54% da área. A variedade mais cultivada é a RB877515, que ocupa 27,3% da área.
A reunião anual do PMGCA Ridesa/UFSCar será encerrada pelo coordenador do programa, Hermann Paulo Hoffmann, que é engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Agronomia (pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - USP) e professor associado do Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal, no Centro de Ciências Agrárias da UFSCar.
Serviço
Evento: Reunião Anual do PMGCA Ridesa/UFSCar
Data: 19 de novembro de 2014
Horário: das 8h15 às 13h
Local: Hotel JP, Ribeirão Preto, SP