REUNIÃO DO CONSELHO DA UNICA GERA EXPECTATIVA NO SETOR
19-05-2014

A União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) realiza amanhã, 20 de maio, em sua sede na capital paulista, assembleia geral ordinária e extraordinária, na qual o nome de Roberto Rodrigues, empresário rural e ex-ministro da Agricultura, será ratificado pelos conselheiros para assumir presidência do conselho deliberativo da entidade.
Com a confirmação, Rodrigues tomará posse no dia 27 de maio em substituição ao presidente da Bunge Brasil, Pedro Parente, que se aposentará. Engenheiro Agrônomo, Rodrigues é coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (GV Agro), embaixador da FAO para o Cooperativismo e membro do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
A assembleia confirmará ainda a permanência de Elizabeth Farina como presidente executiva da Unica. Em nota, a Unica cita que Rodrigues e Farina participaram juntos do Centro de Conhecimento em Agronegócios da Universidade de São Paulo (Pensa/USP) e também integraram o primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Rodrigues foi ministro da Agricultura, de 2003 a 2006, e Farina presidiu o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), ligado ao Ministério da Justiça, entre 2004 a 2008.
Na assembleia serão confirmadas também composições dos conselhos deliberativo e fiscal e da diretoria para o mandato 2014-2016 da Unica, do Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de São Paulo (Siaesp) e do Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado de São Paulo (Sifaesp).
Há rumores que durante a assembleia também serão divulgadas mudanças na Unica, como a redução em sua equipe de profissionais e a saída de associadas. Qualquer alteração na maior entidade representativa sucroenergética influencia o segmento, por isso, há grande expectativa sobre o que será anunciado amanhã.