Ribeirão Preto sediará seminário para discutir manejo da água na cana e recuperação do setor sucroenergético
26-08-2014

Irrigacana acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro no Centro de Eventos

Pereira Alvim com a expectativa de reunir 500 participantes, debater
soluções técnicas e apresentar experiências de sucesso com irrigação.

A irrigação com manejo correto e sustentável da água já começa a ser reconhecida pelo mercado como um dos principais investimentos necessários para a recuperação do setor sucroenergético brasileiro. Para discutir este cenário com propostas e soluções baseadas em conhecimento e tecnologia, será realizado nos dias 29 e 30 de outubro, no Centro de Eventos Pereira Alvim, em Ribeirão Preto, o Irrigacana – I Seminário Brasileiro de Irrigação de Cana-de-Açúcar com Água.

O evento terá como tema o manejo da água direcionado ao aumento da produtividade da cana-de-açúcar e recuperação do setor sucoenergético no Brasil. Com organização do GIFC – Grupo de Irrigação e Fertirrigação em Cana-de-Açúcar (www.gifc.agr.br), entidade que reúne profissionais das principais usinas do país, o evento tem a expectativa de reunir cerca de 500 participantes, entre representantes das próprias usinas, produtores de cana, fabricantes de equipamentos e sistemas, autoridades, órgãos públicos, sistema financeiro, associações de classe, consultores e especialistas, entre outros.

Na programação, destaque para as discussões e informações sobre como a irrigação realizada com planejamento e manejo correto pode aumentar sensivelmente a produtividade dos canaviais, medida fundamental para um novo ciclo de desenvolvimento do setor. Diversos grupos e usinas de renome do Brasil e do exterior, como da Índia, Austrália e Colômbia, além de fabricantes de sistemas e tecnologias de irrigação, apresentarão experiências de sucesso com resultados práticos que comprovam o retorno dos investimentos realizados.

“Vivemos nos últimos anos períodos de seca que comprometeram a produtividade dos canaviais e a viabilidade do próprio negócio do açúcar e etanol no Brasil. O manejo adequado da água, isto é, um estudo hídrico completo que analisa os solos, o meio ambiente e o melhor sistema de irrigação caso a caso, proporciona ganhos fundamentais para a rentabilidade do setor, que poderá assim voltar a crescer com qualidade e equilíbrio”, analisa Marco Viana, presidente do GIFC e organizador do seminário.