Rotação de canavial com soja ou amendoim necessita de controle de nematoides
01-12-2017

Os nematoides mais comuns nas lavouras de cana são os mesmos na soja e no amendoim

Rotacionar culturas nas áreas de renovação de canavial é uma prática muito bem-vinda, além dos ganhos agronômicos como incorporação de nitrogênio no solo e da redução nos custos de implantação do canavial, a rotação ainda engorda o caixa do produtor ao adicionar renda, quando a cultura adotada é a soja ou amendoim.

Porém, o consórcio cana-soja ou cana-amendoim, diferentemente da cana com Crotalaria-spectabilis (principalmente), não contribui para o controle de nematoides. Segundo Claudia Dias Ariesta, pesquisadora da Embrapa Soja e professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) as espécies de nematoides mais comuns nas lavouras canavieiras - Meloidogynejavanica, Meloidogyneincognita, Pratylenchuszeae e Pratylenchusbrachyurus– também são os que apresentam maior presença nas lavouras de soja e amendoim. E ao rotacionar essas culturas, a população de nematoides só vai aumentando.

“Nessa rotação, a soja é quem apresenta maiores danos, com queda acentuada na produtividade”, informou a Pesquisadora, durante palestra realizada em evento promovido pela Adama, na última terça-feira (28), na capital paulista pela Adama, uma das principais empresas do mundo em proteção de cultivo.

Claudia alertou sobre a necessidade de planejar cuidadosamente a sequência de plantas que serão utilizadas em rotação, visando reduzir a densidade populacional do patógeno abaixo do nível de danos às culturas. Porém, nada impede a rotação de cana-soja ou cana-amendoim, mas, para isso, é fundamental, antes da implantação da cultura intercalar com a cana, realizar as amostragens de solo, identificar os nematoides, a quantidade por área e realizar o controle integrado de pragas - biológico, químico e cultural.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.