Rotação de culturas reduz a infestação de nematóides em cana-de-açúcar
15-07-2016

O nematologista e consultor Newton Macedo é especialista em nematóides, uma praga que pode derrubar acentuadamente a produtividade do canavial. “Uma vez que eles parasitam o sistema radicular, bulbos e tubérculos, podem causar grandes danos ao sistema radicular da planta, que se torna deficiente e pouco produtiva. Em casos de variedades muito suscetíveis e níveis populacionais muito altos, as perdas provocadas por nematoides podem chegar a até 50% da produtividade.”

Para o nematologista, uma das melhores práticas para o combate aos nematóides é a rotação de culturas com leguminosas, como certas espécies de Crotalária e com o amendoim, já que as outras opções de manejo não são tão eficientes e/ou não existem. "Infelizmente, não contamos com variedades resistentes/tolerantes. Os nematicidas presentes no mercado não são tão eficientes e possuem custos altos. Já as pesquisas com controle biológico têm falhado, devido à grande variabilidade na virulência dos organismos em função da variabilidade genética."

Macedo afirma que a rotação de culturas com Crotalaria spectabilis, Crotalaria ochroleuca e Amendoim reduz sim as infestações com nematóides. "Muitos pesquisadores relatam que a rotação com Crotalaria não elimina os nematóides. Na verdade, apenas a Crotalaria junceal não ajuda nesse cenário. Ressalto, ainda, que a soja também não controla essa praga. O que ambas fazem é promover a melhora do local de cultivo." Porém, Macedo relata que, se a infestação for alta, deve-se deixar a Crotalaria mais tempo no campo.

Macedo foi um dos palestrantes do 12º Insectshow - Seminário sobre Controle de Pragas de Cana, que aconteceu quarta e quinta desta semana, em Ribeirão Preto.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.