Santander promoverá diversas ações sustentáveis durante a Agrishow 2014
22-04-2014

Em sua 16ª participação na Agrishow, o Santander levará para a feira várias iniciativas sustentáveis. Uma delas, o Papa-Pilhas, programa de reciclagem de pilhas, baterias e celulares, vai permitir que, durante os cinco dias de evento, os visitantes descartem esses materiais em três coletores distribuídos pelo recinto de exposições. O espaço do banco, com 400 m² de área, também obedece aos padrões de construção sustentável de estandes, com madeira certificada, banheiros químicos e jardim sustentável (onde serão plantadas amostras de culturas agrícolas). Os visitantes poderão assistir a vídeos e receberão uma cartilha sobre o tema, além de poder utilizar iPads para participar de um jogo interativo sobre sustentabilidade.

O material recolhido no Papa-Pilhas será enviado para São José dos Campos, em São Paulo, onde passará por uma triagem. As pilhas são separadas por marca e encaminhadas para a reciclagem, feita pela empresa Suzaquim, na cidade de Suzano. Já os aparelhos celulares passam por um processo de descaracterização, em que são destruídos e triturados, e então encaminhados para a reciclagem, que é feita por uma empresa especializada, a Umicore, localizada na Bélgica.

Os materiais coletados pelo Papa-Pilhas, quando depositados em lixões e aterros sanitários, levam séculos para se decompor e podem contaminar o lençol freático, o solo e os rios, causando danos ao ambiente e à biodiversidade.“A educação ambiental é um dos temas que vamos priorizar na Agrishow. Em nosso estande,montado segundo critérios de sustentabilidade, distribuiremos materiais de orientação para o público. Vamos alertar, com o Papa-Pilhas, para a importância do descarte correto de materiais”, afirma Walmir Segatto, superintendente de Agronegócios do Santander Brasil. “Queremos, além de fechar negócios, deixar uma mensagem relevante para a sociedade durante o evento”.