Se adição de etanol na gasolina cair de 27% para 18% o preço da gasolina na bomba diminuiria em apenas R$ 0,0100 por litro
27-09-2021

Não é o percentual de mistura que determina o preço alto da gasolina, mas uma combinação do preço do petróleo no mercado internacional e da taxa de câmbio e a carga tributária

*Arnaldo Corrêa

O Presidente da República declarou que a culpa do alto preço da gasolina – vejam só - é do etanol pois a mistura de 27% de etanol na gasolina encarece o preço do produto na bomba.  Portanto, basta encolher essa mistura para 18%: “os usineiros vão chiar, porque eles têm um mercado garantido hoje em dia”, disse Sua Excelência. Dá para notar que, dentre tantos outros assuntos, o PR também desconhece a estrutura tributária que acompanha cada produto e acha que basta reduzir a mistura do “vilão” anidro para 18% (dos atuais 27%) para baixar o preço da gasolina na bomba como um passe de mágica. Acostumado a bolçar patacoadas, essa é foi apenas mais uma.

Vamos aos fatos: se o governo mudasse a mistura de 27% para 18% (mínimo permitido pela legislação atual) o preço da gasolina na bomba diminuiria em apenas R$ 0,0100 por litro. Portanto, não é o percentual de mistura que determina o preço alto da gasolina, mas uma combinação do preço do petróleo no mercado internacional e da taxa de câmbio, sem contar – evidentemente – com as diferentes cargas tributárias dos produtos que a compõem. Como o real é uma das moedas que mais se desvalorizou entre os países emergentes desde a pandemia, é aí que reside grande parte do problema.

E a moeda brasileira se desvaloriza por quê? Perda de credibilidade do País no cenário internacional, crise fiscal insolúvel, crise energética que compromete o crescimento e a retomada da economia e as intermináveis crises políticas cujo nascedouro é o próprio Planalto. Mas, para o presidente, a culpa é sempre do outro. E o “outro” da vez é o usineiro.

*Arnaldo Corrêa, diretor da Archer Consulting.

Fonte: CanaOnline