Segundo trabalho finalista do 'Desafio Microbioma Brasil' é de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia
02-09-2021

Representante da região Cerrado Leste, analisou o uso da Biotecnologia Microgeo® na cultura de soja

Aconteceu na manhã da última quinta-feira (26/08) a segunda etapa do 'Desafio Microbioma Brasil' (DMB) 2021. O evento, que está em sua segunda edição, avaliou seis experimentos da região Cerrado Leste.

"Foi uma etapa bastante concorrida, com excelentes trabalhos e que analisaram a adubação biológica em diferentes culturas, inclusive na produção de forrageiras, algo inédito no DMB até agora", contou Paulo D´Andréa, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Microgeo.

O experimento de Renato Mercer, da Mercer Consultoria e Pesquisa Agronômica foi, pelo segundo ano, o campeão da etapa regional. O trabalho analisou o efeito residual da adubação química e biológica com Microgeo®, em segundo ano de avaliação, sobre a cultura da soja. Eles chegaram à conclusão de que as aplicações da Biotecnologia Microgeo®, isolada e/ou em associação com adubação química, proporcionaram aumento nos teores de fósforo (P) disponíveis no solo, aumento na reestruturação do perfil do solo e incrementou a produtividade da cultura de soja. Além disso, a Massa de Mil Grãos (MMG) foi significativamente afetada pelos manejos realizados.

Quem fez a apresentação do trabalho vencedor foi Charles Braully Mendes Lima, Engenheiro Agrônomo. "A ideia é levarmos essa análise para o terceiro ano incluindo as variáveis sugeridas pela banca. Para nós, a pesquisa requer constância e aprimoramento a cada ano. Ao longo do tempo vamos analisando e gerando resultados confiáveis. Vamos fazer algumas correções agora e aguardar a etapa nacional do Desafio", disse Lima.

A banca, que contou com renomados especialistas, foi composta pelos pesquisadores Dr. Murillo Lobo Jr, da Embrapa Arroz e Feijão / Santo Antônio de Goiás, Dr. Dirceu Klepker, da Embrapa Cocais / UEP Balsas, e Dr. Rodrigo Mendes, da Embrapa Meio Ambiente, Dr. Fernando Andreote, da ESALQ/USP e Dr. Solismar Venzke Filho, da Consultoria Rotar.

Para o Dr. Murillo Lobo Jr, iniciativas como o DMB são muito importantes para a troca de conhecimento. "A gente não faz nada sozinho. Parcerias são importantes principalmente para nós que trabalhamos num sistema onde temos sempre a oferecer alguma opinião, algum apoio. A gente tem muito a aprender tanto com o setor privado como com quem está na linha de frente do campo", disse o pesquisador.

Outro ponto ressaltado pela banca é a importância da discussão sobre biológicos na agricultura. "É uma tendência mundial e já sabemos que funciona. A grande questão é de que forma isso vai ser manipulado e a interação da academia é o que dá importância ao tema e viabiliza o uso desses insumos. Sabemos também que o uso contínuo traz cada vez mais benefícios. Todos os trabalhos que participaram dessa etapa do Desafio foram muito bons. O ganhador se destacou pois considerou o sistema de produção como um todo", analisou Dr. Dirceu Klepker

Nesta edição houve aumento não só de participantes, mas também na diversidade de culturas. Foram inscritos 42 trabalhos / consultores. O Desafio ainda fará as etapas regionais Sul/Sudeste e Cana-de-Açúcar. Posteriormente os finalistas se encontram na etapa Nacional. O vencedor nacional participará do Plant Microbiome Symposium, que será realizado em 2022 na Escócia.  

O DMB, idealizado pelos fundadores da Microgeo️, empresa 100% brasileira do setor de biológicos, é pioneiro no país e foi inspirado no "Plant Microbiome Symposium". Voltado às instituições de pesquisa e consultores do ramo do agronegócio, o objetivo do Desafio é incentivar discussões sobre a importância do microbioma do solo na agricultura. Além disso, a proposta é compartilhar com agricultores de todo o país os resultados obtidos com o uso da Biotecnologia Microgeo®, em propriedades participantes de 4 regiões do Brasil, para a prática da sustentabilidade no agronegócio.

Sobre a Microgeo

Fundada no ano de 2000, na cidade de Limeira-SP, a Microgeo é uma empresa 100% brasileira do setor de biológicos, com foco na produção e comercialização da inovadora tecnologia MICROGEO® – um componente balanceado que nutre, regula e mantém a produção contínua do Adubo Biológico através do Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC®). A solução é a única no mercado que maneja e restabelece o microbioma do solo, e está presente em todos os estados do Brasil, além dos países vizinhos, como Paraguai e Uruguai. O adubo biológico produzido com Microgeo pode ser aplicado via pulverização, fertirrigação, independente das condições climáticas em conjunto com outros insumos como defensivos químicos ou biológicos e fertilizantes. Para saber mais, visite www.microgeo.com.br.

Assessoria de Imprensa

Mariana Cremasco