Setor sucroalcooleiro tende a se recuperar mesmo diante da crise e pela crise
12-06-2015

O setor sucroalcooleiro não pode mais se prejudicar. O mesmo chegou ao ponto de estrangulamento e agora a curva decrescente só tende a subir completando a parábola de concavidade para cima. O coeficiente angular da cana é positivo.
Colhendo informações com pessoas da área, a redação do CPA terminou por entender por acreditar na fonte que a curva decrescente da parábola cujo coeficiente angular é positivo – portanto de concavidade para cima – que a recuperação do setor é uma questão e tempo.
A crise que domina o país tem tudo a ver com a recuperação do setor sucroalcooleiro; o aumento da gasolina torna o álcool – etanol – mais atrativo, e a procura pelo combustível faz aumentar também a venda do produto nas destilarias fazendo aquecer a economia da indústria canavieira.
Outro incremento para tal conclusão é retomada por parte da Cooperativa Mista dos Plantadores de Cana de Açúcar– Comisplan – que assumiu a administração de mais uma Usina – a Usina Triunfo – por intermédio do ex-secretário de fazenda do estado – Maurício Toledo – usina esta que a cerca de dois anos não entrava em processo de moagem.
Esta decisão foi exclusivamente voltada para uma maior produção de açúcar e álcool no estado, visando também uma melhoria nos números da própria cooperativa. Para nossa fonte, o setor sucroalcooleiro chegou ao fundo do poço e agora é só melhorar.