Sicoob lança plataforma de Open Bankingvoltar

Publicado em : 28/02/2018
Sicoob lança plataforma de Open Banking

Com a abertura das APIs de integração de seus produtos financeiros, o Sicoob espera ampliar as parcerias, captar novos negócios e melhorar a experiência de seus cooperados na utilização de seus produtos e serviços.

O Sicoob, maior sistema de cooperativas financeiras do país, acaba de estruturar sua operação de Open Banking e se tornar a primeira instituição financeira cooperativa no país a oferecer aos seus cooperados uma experiência integrada, cômoda e segura.
Nessa fase inicial o Sicoob disponibilizará as primeiras API’s para acesso aos serviços de extrato e saldo de conta corrente, poupança e investimentos em renda fixa para integração com parceiros estratégicos. As APIs consistem em interfaces de programação que possibilitam que empresas parceiras e desenvolvedores se conectem aos sistemas do Sicoob para a realização de transações e compartilhamento de dados de forma automatizada.
Dessa forma, os cooperados do Sistema terão novos canais de acesso aos produtos e serviços do Sicoob a partir de soluções desenvolvidas por esses parceiros. Ainda neste ano, outras API’s serão disponibilizadas para ampliação dos serviços, parcerias e negócios.
De acordo com o diretor de Tecnologia, Antônio Vilaça Júnior, o Open Banking é mais uma ação no plano de Transformação Digital do Sicoob que visa aprimorar a experiência dos cooperados no relacionamento com o Sicoob por meio de soluções digitais – “a ideia é possibilitar o acesso aos serviços do Sicoob de forma ainda mais prática e fluída”, revela Vilaça.
A nossa primeira experiência com a tecnologia foi na integração com o aplicativo de gestão financeira “Minhas Finanças”. Com a autorização eletrônica do cooperado, o aplicativo obtém informações de saldo e extrato da sua conta corrente e poupança, entregando de volta, ao mesmo cooperado, ferramentas de controle das suas finanças pessoais, afirma Marcos Vinicius Viana Borges, diretor de Meios Eletrônicos de Pagamento do Bancoob.
Serão selecionadas as propostas dos parceiros que se alinhem ao propósito do cooperativismo financeiro de agregar valor aos cooperados. O cadastro e teste podem ser realizados acessando o endereço eletrônico https://developers.sicoob.com.br.

Open Banking
O mercado financeiro mundial caminha para criação de ecossistemas de negócios e o Open Banking é grande parte deste progresso tecnológico no setor. O novo conceito de plataforma aberta tem sido adotado internacionalmente com a ideia de poder juntar todas as informações em só um lugar e de tornar o acesso aos dados mais fácil através da digitalização.
Sobre o Sicoob – O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, possui 4 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 466 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas/entidades de: meios eletrônicos de pagamento, consórcios, DTVM, seguradora e previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a quinta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,6 mil pontos de atendimento. As cooperativas integrantes do Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.
Mais informações acesse: www.sicoob.com.br

 


Fonte: Assessoria
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •