Compartilhe:

Sindag busca parceria com a Cofco para ampliar tecnologia do Polinizar
31-03-2020

Iniciativa desenvolvida em usinas paulistas alcançou reconhecimento internacional em sustentabilidade
Iniciativa desenvolvida em usinas paulistas alcançou reconhecimento internacional em sustentabilidade

Além do projeto de preservação das abelhas, reunião em teleconferência discutiu também possível apoio da estatal chinesa para aproximar o setor aeroagrícola de universidades paulistas

Uma parceria entre o Sindag e a Cofco International Brasil para expandir a todo o País o sistema de aplicações aéreas desenvolvido pelo Projeto Polinizar. Esse foi o foco de uma reunião, em teleconferência, entre o diretor-executivo do sindicato aeroagrícola, Gabriel Colle, e o supervisor de Planejamento e Desenvolvimento Agrícola da Cofco Matheus José Tripodi. A ideia é adaptar a tecnologia e métodos a todas as culturas atendidas pela aviação.

A conversa foi na última segunda-feira (23) e abrangeu também a possibilidade da Cofco ajudar a colocar a tecnologia aeroagrícola no currículo das universidades com as quais a multinacional chinesa tem parceria. O assunto agora deve ser à direção da empresa no Brasil. Além da produção de açúcar, etanol e geração de energia a partir do bagaço da cana, a Cofco atua no País também com soja, café, algodão, grãos e oleoginosas.

SUSTENTABILIDADE E PESQUISAS

Desenvolvido pela Cofco em usinas sucroalcooleiras em São Paulo, o Polinizar envolve apicultores e empresas de aviação agrícola, tanto para o mapeamento das colmeias quanto no manejo das lavouras e apiários. O projeto abrange também o treinamento de apicultores e contou com o investimento em tecnologias pelas aeroagrícolas associadas ao Sindag envolvidas na iniciativa.  A iniciativa foi inclusive tema de uma reportagem especial na edição nº4 da revista Aviação Agrícola, do Ibravag (paginas 12 a 17) – clique AQUI para ver.

O Polinizar tem apoio da Syngenta e alcançou reconhecimento internacional, citada pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) como destaque do setor no Business and Biodiversity Forum (Forum de Biodiversidade e Negócios). Foi em 2018, durante a 14.ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-14), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Sharm El Sheikh (Egito). Aliás a própria Unica também trabalha para multiplicar os conceitos do Polinizar entre as associadas a demais associadas paulistas.

No caso das universidades, a Cofco tem parcerias com diversas instituições de ensino em São Paulo. Conforme o direto-executivo do Sindag, a ideia aí são “convênios em trio”: não só para entrar no currículo, mas também para fomentar pesquisas. “Também para fortalecer o Fórum Científico da Aviação Agrícola”, ressalta Colle. Além disso, convidamos a Cofco para apresentar um workshop sobre o Polinizar no Congresso da Aviação Agrícola do Brasil “, completa.

Fonte: Sindag