Sindiveg lança treinamento on-line sobre conceitos aplicados a Limite Máximo de Resíduos (LMR)
06-05-2022

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), ciente da necessidade de conscientizar o produtor rural sobre o manuseio adequado de defensivos agrícolas para auxiliar no desenvolvimento sustentável da agricultura nacional, lançou no início de maio mais uma etapa de seu treinamento em uso correto e seguro de defensivos agrícolas, que aborda o Limite Máximo de Resíduos (LMR) de defensivos agrícolas

O LMR é a quantidade máxima de resíduos de defensivos agrícolas aceita nos alimentos, em decorrência de sua aplicação adequada. Estes limites são estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e é expresso em miligramas do defensivo por quilo do alimento (mg/Kg). Muito mais que monitorar o uso adequado do defensivo, o LMR tem objetivo de garantir ao consumidor alimentos livres de contaminação.

O objetivo deste novo módulo da plataforma on-line do Sindiveg, o sexto, é explicar ao produtor rural e ao aplicador de defensivos agrícolas como o LMR pode interferir na plantação, na segurança alimentar, no meio ambiente e na comercialização dos alimentos. Além disso, o módulo aborda como é feita a avaliação de risco dietético, quais os conceitos de rastreabilidade em alimentos de origem vegetal e explica sobre o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), uma ação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) coordenado pela ANVISA e tem como principal objetivo monitorar resíduos de defensivos agrícolas em alimentos que são comercializados no país.

"O treinamento on-line oferecido pelo Sindiveg tem por objetivo principal levar informação técnica correta aos produtores rurais, para que estes continuem a oferecer alimentos seguros e de qualidade. Seguir as normas determinadas de LMR exige conhecimento, por isso acreditamos que com a didática oferecida pela plataforma, muitos terão acesso ao conhecimento básico necessário. ", comenta a farmacêutica-bioquímica Eliane Kay, diretora-executiva do Sindiveg.

Lançada em 2020, a plataforma de treinamentos do Sindiveg já conta com mais de 16 mil pessoas cadastradas e mais de 15 mil certificados emitidos. Cada um dos módulos de treinamento à distância do Sindiveg foi desenvolvido com o apoio técnico de renomados especialistas, pesquisadores e professores universitários.

A ferramenta é totalmente gratuita e pode ser acessada por todos os interessados. Faça parte você também dessa iniciativa. Acesse: www.sindiveg.org.br/cursos.

Sobre o Sindiveg

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) representa a indústria de produtos para defesa vegetal no Brasil há mais de 80 anos. Reúne 26 associadas, distribuídas pelos diversos Estados do País, o que representa aproximadamente 40% do setor. Com o objetivo de defender, proteger e fomentar o setor, o Sindiveg atua junto aos órgãos governamentais e entidades de classe da indústria e do agronegócio pelo benefício da cadeia nacional de produção de alimentos e matérias-primas. Entre suas principais atribuições estão as relações institucionais, com foco em um marco regulatório previsível, transparente e baseado em ciência, e a representação legitima do setor com base em dados econômicos e informações estatísticas. A entidade também atua fortemente para promover o uso correto e seguro, levando conhecimento e educação aos produtores e respeitando meio ambiente, leis e normas. Para mais informações, acesse www.sindiveg.org.br.

Beatriz Pedrini
Texto Comunicação