Sistema alternativo que rotaciona cana, soja, amendoim e milho oferece ganhos ao produtorvoltar

Publicado em : 05/11/2018
Sistema alternativo que rotaciona cana, soja, amendoim e milho oferece ganhos ao produtor

Método reduz custos de produção e aumenta rentabilidade da fazenda

Cada vez mais o produtor de cana se torna produtor rural, é o que acontece com Sérgio de Souza Nakagi, produtor do município paulista de Jaboticabal e associado à Socicana (Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba), que adotou um sistema alternativo de rotação de culturas na cana-de-açúcar, aliando soja, milho safrinha e amendoim.

Ele explica que tudo começa com a colheita da cana, feita em abril e maio. Em seguida, entra-se com calagem e gessagem. Logo nas primeiras chuvas, é feita a dessecação da área. Em setembro e outubro, planta-se a soja. Em fevereiro, colhe-se a leguminosa e já realiza o plantio do milho safrinha, que será colhido em junho.

"Posteriormente, fazemos um preparo reduzido do solo. Em agosto e setembro, fazemos Meiosi (Método inter-rotacional ocorrendo simultaneamente) com Mudas Pré-Brotadas (MPBs). Em outubro, tem início o plantio do amendoim, com colheita para março, quando entro com a cana, desdobrando as linhas da Meiosi. A taxa média alcançada é de 1 para 14."

Como benefícios, ele relata aumento de produtividade das culturas; aumento da matéria orgânica do solo; maior conservação do solo e umidade; redução da erosão; equilíbrio físico-químico dos nutrientes; redução dos custos com insumos e operações; favorecimento da biodiversidade e aumento da rentabilidade da fazenda.

Veja grátis mais informações na CanaOnline, a maior plataforma digital de notíciasdo setor sucroenergético. Entre no site www.canaonline.com.br, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, GPlus. Baixe grátis o APP da CanaOnline e carregue as edições no celular


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •