Compartilhe:

Sistema radicular da cana terá o maior experimento já realizado pelo setor sobre esse tema

AgroQuatro-S Experimentação Agronômica Aplicada e DMB Máquinas e Implementos Agrícolas desenvolvem estudo prático sobre as raízes da cana, a pesquisa terá três anos de duração e irá abrir 1530 trincheiras

É o sistema radicular que garante o suprimento adequado de água e nutrientes às plantas.

Quanto mais raízes, mais vigor e perfilhos. Sistema radicular bem cuidado proporciona condições para o desenvolvimento de microorganismos benéficos que ajudam a melhorar a vida no solo e com isso, a sua fertilidade natural.

Este fato oferece ainda mais vantagens: aumento das raízes que vai deixar, a cada corte, mais matéria orgânica no solo e promover maior retenção de CO2.

As raízes mortas que são incorporadas ao solo se transformam em matéria orgânica e esta, por sua vez, em compostos ricos em nitrogênio. E, com o tempo, a demanda por adubos nitrogenados vai se reduzindo.

Em decorrência da importância do tema para a produtividade dos canaviais, a AgroQuatro-S Experimentação Agronômica Aplicada e DMB Máquinas e Implementos Agrícolas estão realizando uma pesquisa sobre o desenvolvimento radicular da cana de acordo com o tipo de preparo de solo, inclusive realizando um ensaio com a aplicação de oxido de cálcio no sulco de plantio.

Localizada em Salles de Oliveira, SP, a AgroQuatro-S tem 1200 hectares de cana, a família Quassi de Castro é formada por pesquisadores, mas também produtores de cana.

Na fazenda estão em prática mais de 60 experimentos visando à produção de canaviais sustentáveis, os resultados podem ser conferidos na prática, por exemplo: a produtividade média da AgroQuatro-S é de 120 toneladas por hectare com canaviais com idade média de 5,5 cortes.

Nessa vídeo-entrevista, Sérgio Quassi de Castro, da AgroQuatro-S, e Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB, falam sobre os objetivos da pesquisa, que é a maior já realizada no setor sobre sistema radicular da cana e Sérgio já apresenta os primeiros dados apurados, são surpreendentes. Confira.