Soja em rotação com cana atribui benefícios ao solo e ao bolso do produtor
31-03-2016

Circuito Tecnológico de Soja, promovido pela Coopercitrus de Ribeirão Preto, SP, reuniu mais de 50 canavieiros e sojicultores

Com o intuito de apresentar os benefícios e resultados da reforma de cana consorciada com a cultura da soja, a Coopercitrus de Ribeirão Preto, em parceria com a Valagro, realizou, no dia 12 de fevereiro, o Circuito Tecnológico de Soja. Dividido em dois momentos, o evento reuniu cerca de 50 produtores de cana no auditório do Shopping Rural, para presenciarem palestras técnicas e, posteriormente, visitarem um circuito de plantio de diferentes variedades de soja em propriedades de cooperados.


O RTC da Coopercitrus de Ribeirão Preto, João Valdir Sverzut Junior, explica, de forma técnica, as vantagens do investimento em soja. “O aumento da camada vegetal otimiza a infiltração de água no solo diminuindo a ocorrência de erosões. Outra vantagem é o aumento do teor de matéria orgânica, que favorece o desenvolvimento de bactérias fixadoras de nitrogênio, importantes para as plantas que, sozinhas não conseguem fazê-la. A fixação do N contribui para a diminuição da contaminação do solo e das águas do lençol freático, reduzindo ou evitando o uso de fertilizantes e diminuindo os gastos com as culturas subsequentes. O aumento da massa vegetal, bem como, dos organismos decompositores, gera uma maior utilização dos gases presentes na atmosfera, promovendo a diminuição dos gases de efeito estufa”.

Quanto às vantagens para os produtores, João Valdir fala sobre a amortização do custo dos insumos em detrimento dos investimentos do plantio da cultura sucessora, além de ser uma commodity de ótima aceitação no mercado e uma opção melhor entre os cereais feijão e amendoim por ter ciclo menor, preço fixo no mercado externo, condições de armazenagem e genética evoluída.

Veja matéria completa A Cana e Outras Culturas, edição 31 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.