Sphenophorus levis infesta os canaviais
14-08-2014

O Sphenophorus levis tem trazido dor de cabeça cada vez maior aos produtores de cana-de-açúcar do Centro-Sul do País, principalmente no Estado de São Paulo. “Trata-se de uma nova e resistente praga que cresceu assustadoramente depois que a cana passou a ser colhida sem a queima prévia”, diz Dib Nunes, presidente do Grupo IDEA. De acordo com ele, esta praga disseminou-se para praticamente todas as regiões produtoras do Centro-Sul do Brasil em menos de 6 anos, desde a constatação da primeira grande infestação na região de Piracicaba. “A falta de cuidados com as mudas e a movimentação das máquinas na colheita disseminaram esta praga com extrema rapidez”, salientou.

Para o consultor Newton Macedo, o Sphenophorus pode ser considerado o “mal do século” para a cana-de-açúcar. Não é à toa que o pesquisador fez essa afirmação. Na sua fase larval, a praga aloja-se na base dos colmos, impedindo seu desenvolvimento e multiplicando com extrema facilidade. Ele coloca centenas de ovos na região das raízes. Estes ovos eclodem durante todo o ano. Em menos de um ano, atingem o nível de dano, necessitando do uso de inseticidas nas soqueiras, cujo controle raramente atinge 70%. “Por outro lado, se o produtor não tomar providências de imediato para controlar a praga, o canavial se acaba já no ano seguinte”, frisou Dib.
Segundo Paulo Roberto Artioli, diretor da Tecnocana e produtor de cana na região de Lençóis Paulista, essa praga já chegou a estar presente em 80% dos canaviais da região. "Estou horrorizado com ela, pois o Sphenophorus vem crescendo cada vez mais. Já vi canaviais em que tive que reformar no terceiro corte. Isso é um grande prejuízo". Para o controle, Artioli recomenda o controle mecânico na reforma, rotação de cultura e controle químico no plantio e na cana soca. "Temos, ainda, que lembrar do preparo do solo. O sucesso está intimamente ligado a esse fator".

Confira matéria completa na edição 12 da CanaOnline, editoria Insectshow. Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br