Sphenophorus voa curto, mas caminha a 80 quilômetros por hora
07-05-2015

O Sphenophoruslevis, o popular bicudo da cana, a praga que está provocando estragos no canavial, tem uma capacidade de voo restrita – máxima de 300 m, o deslocamento do macho é de três metros por dia e da fêmea de cinco metros –, sugerindo que a dispersão do inseto a longas distâncias dá-se através das mudas retiradas de local infestado e transportadas por caminhão, por isso, dizem queoSphenophorus voa curto, mas caminha a 80 quilômetros por hora.

O Sphenophorusé uma das principais pragas que atacam os canaviais no Estado de São Paulo. As larvas desse inseto se abrigam no interior do rizoma dificultando o seu controle e danificam os tecidos. A partir daí, pode ocorrer a morte da planta e falhas nas brotações das soqueiras, causando prejuízos na ordem de 30 toneladas de cana por hectare. A longevidade do canavial também é reduzida, obrigando reformas extremamente precoces aumentando os custos.
Os canaviais da região de Ribeirão Preto, SP, apresentam grande infestação de Sphenophorus, mas na usina Pitangueiras, no município de Pitangueiras, a 50 quilômetros de Ribeirão, a praga está sob controle.

Márcio Panceli, gestor de planejamento agrícola da usina Pitangueiras, conta que foram encontrados grandes focos da praga nos canaviais da Usina, o controle adotado foi por meio da aplicação do Regent Duo, da BASF, na alinha da soqueira aproximadamente 1 mês após o corte, e o resultado foi fantástico. “Nas vistorias que temos feito, não registramos mais a presença do Sphenophuros. O produto é excelente”, diz. Na safra passada, a Pitangueiras colheu 2,1 milhões de toneladas de cana, a expectativa para a safra 2015/16 é colher 2,3 milhões, a produtividade média da Pitangueiras é de 87 toneladas por hectare.

Veja matéria completa na revista digital CanaOnline, na editoria Insectshow, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista: www.canaonline.com.br