Sucesso de engenhos passa pela diversificação e investimento em qualidadevoltar

Publicado em : 24/12/2018
Sucesso de engenhos passa pela diversificação e investimento em qualidade
Sucesso de engenhos passa pela diversificação e investimento em qualidade — Foto: TV TEM/Reprodução

Pesquisadores ajudam produtores a produzir derivados de cana-de-açúcar

Por Nosso Campo

A família de Irineu Bessi tem 27 anos de ligação com o engenho de cana no município de Pederneiras (SP). E para manter a empresa rentável é preciso criatividade. Ele fabrica produtos bem conhecidos e tradicionais, como rapadura, melado, açúcar mascavo e cachaça.

O fator decisivo para o sucesso foi a busca por aperfeiçoamento. Com os estudos constantes, Irineu vai aprimorando os produtos e reforçando o trabalho artesanal no que mais agrada os consumidores.

As caldeiras entram em ação na época mais seca do ano, porque a cana concentra mais açúcar. São pelo menos 50 produtos diferentes. Tem licores de diversos sabores, rapaduras misturadas com coco, abóbora e amendoim. A qualidade atrai clientes de longe, como o empresário Moacir Lazari, que veio da capital a trabalho, mas que não vai embora sem passar pela loja do engenho.

Na lavoura existem quatro variedades diferentes de cana. No engenho, o armazenamento da matéria-prima permite que a produção não pare.

Na Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), em Bauru (SP), pesquisadores desenvolvem técnicas para ajudar as pequenas propriedades rurais, que produzem em menor escala, mas que precisam diversificar e seguir as boas práticas exigidas pela Vigilância Sanitária.

Um dos projetos desenvolvidos na Apta focou a qualidade do açúcar artesanal e as diferentes cores. A pesquisadora Elisângela Jerônimo Torres diz que vários fatores podem influenciar, como a variedade de cana, o material dos tachos e o tipo de fonte de calor do engenho.


Fonte: TV TEM
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •