Suzano inicia operação com carretas de 52 metros em Três Lagoas (MS)
13-12-2019

São 12 conjuntos em atividade dos 19 que devem estar rodando nas estradas internas da companhia até abril de 2020

RAPHAEL SALOMÃO*, DE TRÊS LAGOAS (MS)

Revista Globo Rural 

A Suzano lançou oficialmente, nesta quinta-feira (12/12), na unidade de Três Lagoas (MS), uma operação logística baseada em caminhões com seis carretas engatadas, o chamado hexatrem, que tem 52 metros de comprimento e capacidade para cerca de 200 toneladas de toras de eucaliptos. Atualmente, estão sendo usadas 12 composições, que só percorrem as estradas internas da empresa com o objetivo de aumentar a produtividade nas operações florestais.

A ideia de trabalhar com essas composições começou a ser desenvolvida há pelo menos dois anos, dando sequência de um projeto de interconexão das plantações de eucalipto e de desenvolvimento de uma operação off road. Até 2015, a empresa movimentava cargas apenas em caminhões com três carretas (tritrem). Em 2017, incluiu as composições com cinco (pentatrem), quando também foi construído um túnel sob a rodovia BR-158, que consumiu investimentos de R$ 8 milhões.

“A nossa produção mais que dobrou de tamanho e precisávamos atender essa demanda com a mitigação de impactos. E a nossa base florestal nos permitiu trazer essa solução inédita”, disse o responsável pelas operações florestais da Suzano em Mato Grosso do Sul, Mário Grassi, em apresentação para jornalistas e funcionários de outras unidades da companhia.

Os testes com a composição de seis carretas começaram a ser feitos em 2018. Em julho deste ano, foi feita a primeira operação. Nas contas da empresa, o ganho de produtividade é de 53% em relação ao tritrem. Na mesma comparação, o consumo de combustível é estimado em 21,5% a menos. A redução de custos operacionais é estimada em 30%.