Suzano Mais Emprego recebe currículos para cerca de mil vagas em obra de instalação de dutos de etanol
11-06-2019

De acordo com o programa de encaminhamento da Prefeitura, as oportunidades estão distribuídas em Suzano, Guarulhos e Mogi das Cruzes.

Por G1 Mogi das Cruzes e Suzano

O programa de encaminhamento Suzano Mais Emprego começou nesta segunda-feira (10), a captação de currículos para um processo de seleção para uma obra de implantação de dutos de etanol.

De acordo com a Prefeitura, são cerca de 880 vagas distribuídas entre Suzano, Guarulhos Mogi das Cruzes.

De acordo com a Construcap, será disponibilizado 780 vagas diretas na empresa contratante e 100 indiretas em empresas de serviços especializados.

Os interessados devem procurar os órgãos e programas de trabalho ligados às prefeituras.

A procura é por candidatos que atuem nas funções de ajudante, acoplador, lixador, motorista de transporte de passageiros, pedreiro, revestidor, soldador TIG/ER e técnico de segurança.

A Prefeitura informou que as entrevistas, provas práticas e contratações serão feitas pela empresa responsável pelos serviços, a Construcap CCPS Engenharia e Comércio S/A, de São Paulo.

De acordo com o Suzano Mais Emprego, apenas serão pré-selecionados aqueles que cumprirem todos os requisitos exigidos pela empresa.

O principal deles é a experiência comprovada em carteira de trabalho em obras de dutos – exceto para o cargo de ajudante.

Caberá ao Suzano Mais Emprego, projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, fazer o acolhimento e o cadastramento dos currículos no Centro Unificado de Serviços (Centrus), analisá-los e encaminhar aqueles que atendem aos critérios técnicos estabelecidos para as vagas.

A Construcap fará seleção e marcará as entrevistas, que também deverão ocorrer no Centrus.

Para funções que demandem validação de experiência – no caso, motorista de transporte de passageiros e soldador TIG/ER – serão agendados testes práticos nas dependências da empresa.

De acordo com o programa de encaminhamento, em seguida, o candidato que for aprovado estará classificado para o preenchimento das vagas assim que houver disponibilidade.

Tratativas de contratação, apresentação de documentação pessoal e encaminhamento para exames médicos admissionais serão de responsabilidade da construtora.

Na sequência, o concorrente será convocado para assinar contrato e dar início às atividades.

Trabalho

A carga horária será de 44 horas semanais, de segunda a quinta-feira das 7h30 às 17h30 e às sextas-feiras das 7h30 às 16h30.

A jornada poderá ser estendida de segunda-feira a sábado em horas extras. Outras informações serão fornecidas durante o processo de contratação.

As condições salariais e de benefícios são as estabelecidas pela convenção coletiva da categoria, representada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada do Estado de São Paulo (Sintrapav).

Os interessados devem levar o currículo ao Centrus, que fica na Avenida Paulo Portela, 210, no Centro.

O atendimento no setor do Suzano Mais Emprego é realizado de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Funções e exigências para contratação

  • Ajudante:ensino fundamental completo e experiência em carteira em obras
  • Acoplador:ensino fundamental completo e dois anos de experiência em carteira em obras de dutos
  • Lixador:ensino fundamental completo e dois anos de experiência em carteira em obras de dutos
  • Motorista de transporte de passageiros: ensino fundamental completo, CNH categoria D, curso de transporte coletivo (Resolução nº 168/04) e dois anos de experiência em carteira em condução de ônibus
  • Pedreiro:ensino fundamental completo e dois anos de experiência em carteira em obras de dutos
  • Revestidor:ensino fundamental completo e dois anos de experiência em carteira em obras de dutos
  • Soldador TIG/ER: ensino fundamental completo e três anos de experiência em carteira em obras de dutos
  • Técnico de segurança:curso técnico de segurança do trabalho e dois anos de experiência em obras de dutos ou eletromontagem

Obra

Segundo a Prefeitura de Suzano, a obra da Construcap CCPS Engenharia e Comércio S/A consiste na construção de dutos de etanol, desde a unidade da Petrobras Transporte S/A (Transpetro) em Guararema até a sede da empresa Logum Logística S/A, em São Caetano do Sul, passando por outras sete cidades.

Neste projeto, serão implantados 95 quilômetros de tubulação subterrânea, a partir de junho e com prazo de conclusão de 20 meses.

Os dutos atravessarão os municípios de Guararema, Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Guarulhos, São Paulo, Santo André e São Caetano do Sul.

Ainda de acordo com a Prefeitura, todas as autorizações necessárias já foram concedidas, principalmente por parte da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), como a licença de instalação.

Os serviços ocorrerão na faixa de domínio da Petrobras, por onde já passam outros dutos, e por essa razão não deverá haver impactos.

Só em Suzano, serão implantados 21 quilômetros de tubulação.