Tatiana Teixeira Leite, vice-presidente da Canasol, no VI Cana Substantivo Feminino
30-01-2017

VI Encontro Cana Substantivo Feminino dia 16 de março de 2017 no Centro de Cana do IAC em Ribeirão Preto. Inscrições grátis

Não é possível pensar na agroindústria canavieira brasileira sem a presença dos produtores de cana. Números apontam que, em todo o Brasil, são quase 70 mil agricultores que cultivam cana-de-açúcar, mais de 23 mil deles são associados a Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (ORPLANA), que agrega 33 associações.
O volume de cana fornecida pelos produtores beira as 80 milhões de toneladas por safra, só na Raízen, maior grupo sucroenergético do mundo, com 24 unidades e com moagem de cana de 62,7 milhões de toneladas, 50% da produção vem dos 3,5 mil fornecedores de cana.

Quase 90% dos produtores são considerados pequenos e médios, e, mudanças como o fim da queima, mecanização do processo, normas trabalhistas, e a exigência de volume de produção, são obstáculos para a continuidade da classe. Manter viva a participação do produtor no setor sucroenergético, melhorar a produtividade, facilitar o acesso as tecnologias e a remuneração são pontos trabalhados pelas associações.

Entre elas está a Associação dos Fornecedores de Cana de Araraquara –(Canasol), filiada à Orplana e que representa os direitos de quase 1000 produtores. Tatiana Caiano Teixeira Campos Leite, Vice-Presidente e Diretora Jurídica da Canasol e também produtora de cana, será uma das debatedoras do VI Encontro Cana Substantivo Feminino, onde falarásobre a importância dos produtores de cana e o que tem sido feito para mantê-lo no jogo.

VI ENCONTRO CANA SUBSTANTIVO FEMININO, dia 16 de março de 2017 no Centro de Cana do IAC em Ribeirão Preto, SP. Informações e Inscrição antecipada grátis no site: www.canasubstantivofeminino.com.br