Tecnologia na fabricação de açúcar
07-08-2014

Jorge Luiz Scaff, engenheiro e diretor da Reunion Engenharia, salienta que quando se fala em tecnologia para a fabricação de açúcar, aborda-se os seguintes aspectos:

• Qualidade da matéria-prima;
• Sistema adequado de tratamento de caldo e
• Processo de cristalização.
“A qualidade da matéria-prima piorou muito nos últimos anos por conta da mecanização da lavoura. A sacarose, que é a base do açúcar, já vem pronta na cana-de-açúcar. Podemos dizer que a produção do açúcar é uma indústria de extração. A sacarose é extraída da cana-de-açúcar, na forma de molécula e dissolvida no caldo, para depois ser sedimentada nos cristais provenientes da semente de açúcar”, explica Scaff.
Para Scaff, todo o sistema de tratamento de caldo precisa ser repensado em função das impurezas vegetais e minerais, provenientes da cana colhida mecanicamente que avança ano a ano. “Talvez a grande inovação, nestes últimos anos, no que diz respeito ao processo de cristalização, seja o uso mais intenso de cozedores contínuos, dado o acesso à automação. A qualidade do açúcar brasileiro é favorecida pela produção de etanol, já que não há necessidade de esgotamento máximo do mel final. O melaço, ainda rico em sacarose e outros açucares, é matéria-prima para a produção de etanol.”
Veja matéria completa na edição 12 da CanaOnline, na editoria Matéria de Capa. Visualize no computador, baixe o pdf da edição ou baixe grátis o aplicativo da CanaOnline para tablets e smartphones