Tempo ruim para os produtores de amendoim
23-03-2015

A estiagem na primavera de 2014 prejudicou a plantação de amendoim. Grande parte de quem plantou em outubro, apostando na chuva, perdeu o plantio. As chuvas só chegaram em dezembro. Muitos dos que esperaram pela água vinda do céu, perderam áreas de plantio, pois, 80% do amendoim produzido em São Paulo, maior produtor brasileiro do grão, acontece em área de rotação de cultura com a cana-de-açúcar, as usinas reduziram as áreas que liberam para o amendoim, com receio de que o atraso no plantio da oleaginosa atrapalhasse o plantio da cana em 2015. 

Quemconseguiu plantar amendoim, agora atravessa a fase da colheita e enfrenta novo sofrimento: as chuvas que faltaram na primavera de 2014, agora despencam sem dó, contabilizando o verão mais chuvoso dos últimos 15 anos no Estado de São Paulo. O processo de colheita é feito em duas etapas: na primeira, o amendoim é arrancado do solo, com a umidade, a colhedora encontra dificuldade para entrar na plantação; na segunda, há o recolhimento do produto. A dificuldade é conseguir entrar com a máquina para recolher a vagem, com isso, o amendoim está brotando na lavoura ou então mofando. O prejuízo pode atingir 30%. Além disso, o grão que chega nos armazéns da Copercana em Sertãozinho ou da Coplana em Jabotical, levarão mais tempo nos secadores.

Veja mais notícias da revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets ou smartphones – www.canaonline.com.br