Tereos inaugura nova unidade no interior paulista
08-02-2019

Tereos inaugura nova unidade no interior paulista
Tereos inaugura nova unidade no interior paulista


Instalado em São José do Rio Preto, o Business Service Center (BSC) vai gerenciar os processoscorporativos de todas as unidades da empresa no Brasil

A Tereos, segunda maior produtora mundial de açúcar, inaugura nesta quinta-feira (7/2), em um evento para convidados, o seu Business Service Center(BSC), um centro de serviços corporativos. Construído numa área de cerca de 1.700 m² ao lado do shopping Iguatemi, em São José do Rio Preto, o BSC vai gerenciar os processos corporativos de todas as unidades daTereos no Brasil. O mesmo modelo está sendo implementado na França, na cidade de Lille – o BSC Europa vai atender a todos negócios do grupo no continente europeu.

A nova unidade vai permitir mais sinergia entre as diversas áreas da empresa,a partir de um novo modelo de gestão de processos, que aborda o fluxo de ponta a ponta. “O modelo do BSC mudao conceito de como a companhia gerencia seus processos corporativos, antes isolados em departamentos e agora integrados de ponta a ponta, com mais troca de informação, mais agilidade e eficiência”, explica o gerente-executivo da unidade, Edmar Barros.

Para que a integração aconteça, o BSC utiliza uma plataforma chamada ServiceNow, que pode ser acessada por diversos dispositivos. “É o fim daquele vai-e-vem de e-mails, planilhas e telefonemas sem fim. O colaborador faz sua solicitação e acompanha status e prazos, tudo de forma clara e rápida. E por trás das cortinas, existe toda uma metodologia de trabalho que garante processos eficazes e seguros”, complementa o executivo.

A inauguração oficial teve a participação do prefeito Edinho Araújo, dos deputados Geninho Zuliani e Itamar Borges, além de autoridades e empresários da cidade. O evento contou ainda com uma bênção do bispo da diocese de Rio Preto, Dom Tomé.Segundo Jacyr Costa Filho, diretor da Região Brasil do Grupo Tereos, a escolha por São José do Rio Preto para implantação do Business Service Centerno País levou em conta a infraestrutura oferecida pela cidade e sua posição geográfica estratégica em relação às unidades industriaisdo campo no País. “Rio Preto tem se provado ser um dos melhores centros para se fazer negócios no Brasil. Um fator importante é a alta qualificação dos profissionais e a oferta ampla de cursos de ensino superior com alto reconhecimento, além da infraestrutura existente de hotéis, rodovias e aeroporto”, comentou Costa Filho.

O BSC vai concentrar todas as operações daTereos no Brasil, incluindo as sete unidades industriais da Tereos Açúcar & Energia Brasil instaladas na região noroeste de São Paulo, a unidade industrial da Tereos Amido & Adoçantes Brasil, localizada no sudeste do estado, em Palmital, o Centro de Distribuição (no Rio de Janeiro) e o escritório de São Paulo, que inclui equipes corporativas, comerciais e o braço de trading da empresa, a Tereos Commodities.

 

Edifício sustentável           

O BSC será também o primeiro prédio corporativo do noroeste paulista a obter o selo AQUA-HQE, uma das certificações na área de sustentabilidade mais respeitadas do mundo. Desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute QualitéEnvironnementale), o selo AQUA é aplicado no Brasil pela Fundação Vanzolini. No País, apenas 35 empreendimentos comerciais possuem esse selo.

Segundo a consultoria EcoBuilding, para que um projeto obtenha o selo AQUA-HQE é preciso atender a uma série de requisitos relacionados a meio ambiente, economia no uso de recursos, conforto, saúde, segurança entre outros.

A economia esperada pelo BSC, medida por simulação computacional, é de 63% de redução no consumo de energia e 50% no consumo interno de água. É possível mapear e saber previamente quanto cada espaço ou cada aparelho está consumindo de energia, da impressora à máquina de café, de modo a garantir maior eficiência energética.

Além do uso de energia solar térmica e fotovoltaica e da redução do consumo de água potável, entre as estratégias sustentáveis do BSC estão a instalação de equipamentos de ar condicionado e iluminação de alto desempenho energético e funcional, vidros de alta performance, bicicletário, entre outras soluções que visam contribuir com o meio ambiente.

 

Sobre a Tereos

Valorizar as matérias-primas agrícolas para o desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade é a nossa visão. Tereos é uma líder global nos mercados de açúcar, álcool, etanol e amidos. Os compromissos do grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O grupo Tereos reúne 12 mil produtores cooperados e possui com reconhecido know-how no processamento de beterraba, cana-de-açúcar e cereais. Operando 49 unidades industriais e contando com 25.000 colaboradores em 17 países, Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. No período de 2017/18, o grupo obteve uma receita de 5 bilhões de euros.

Tereos no Brasil

A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a melhor área agrícola brasileira para o cultivo de cana-de-açúcar, a Tereos Açúcar e Energia Brasil – detentora da marca Guarani, voltada para o varejo, e produtora de etanol e energia elétrica, proveniente da cogeração do bagaço de cana-de-açúcar – concentra suas sete unidades de processamento (Andrade, Cruz Alta, São José, Severínia, Mandu, Tanabi e Vertente) e duas refinarias (Cruz Alta e Andrade). Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portifólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em sete países.

 

(Créditos: Ferdinando Ramos/Divulgação).

Comunic Comunicação Estratégica (Atendimento Regional)