Térmicas alavancam consumo de gás natural
31-07-2014

Puxado pelo uso maior das usinas termelétricas, o consumo de gás natural avançou 9,4% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2013, segundo a Abegás (associação nacional das distribuidoras).

O segmento de geração termelétrica teve alta de 10,4%, e o de cogeração de energia registrou o segundo melhor desempenho: 3,3%.

"O consumo da indústria, que é o mais seguro e contínuo para nós, cresceu 1,9% no semestre, mas vinha caindo nos últimos meses devido à falta de competitividade", afirma o presidente da entidade, Augusto Salomon.

No mês de junho, na comparação com o mesmo mês de 2013, o segmento industrial teve queda de 3,8%, e o automotivo, de 6,1%.

"O mercado residencial, que cresceu 4,6% no mês, tem alta linear, mas representa pouco em volume."

A tendência é que o consumo de gás recue nos próximos seis meses por causa da redução de descontos oferecidos pela Petrobras a distribuidoras desde 2011, de acordo com o executivo.

"Apesar de [as reduções] não representarem muito em números absolutos, elas sinalizam ao mercado que esse desconto pode ser retirado a qualquer momento e que a empresa não pode fazer um investimento calçado nele."

De acordo com Salomon, a dedução acumula cerca de 36% e é concedida para equilibrar a concorrência entre o gás natural e o óleo combustível --muito importado por consumidores.

*Texto originalmente publicado na coluna Mercado Aberto.

Maria Cristina Frias com Luciana Dyniewicz, Leandro Martins,
Isadora Spadoni e Dhiego Maia