Test drive mostrará vantagens de parasitoide no controle da broca-da-cana
10-03-2020

Drone liberando o parasitoide Tetrastichus howardi. Crédito: Birdview
Drone liberando o parasitoide Tetrastichus howardi. Crédito: Birdview

Atração no IX Encontro Cana Substantivo Feminino, solução disponibilizada pela JB Biotecnologia pode complementar ou substituir a Cotesia

Renato Anselmi

A programação do IX Encontro Cana Substantivo Feminino está repleta de atrações e novidades. Uma delas é conhecida pelo nome do Tetrastichus howardi, um parasitoide usado no controle da broca-da-cana, disponibilizado pela JB Biotecnologia, de Paraopeba, MG, que tem como sócia a engenheira florestal Bianca Vique Fernandes Narde, com trajetória acadêmica e profissional ancorada na área de controle biológico e manejo ecológico de pragas.

Esse parasitoide apresenta uma eficiência de 80%, que pode chegar próxima a 100%, no controle da praga – destaca Bianca Vique. 

O Tetrastichus marcará presença no IX Encontro Cana Substantivo Feminino, realizando um “passeio” durante o evento a bordo de um drone com aplicador. A empresa Birdview, de São Manuel, SP, – parceira da JB – será responsável pela liberação das vespinhas durante o test drive, que tem a finalidade de divulgar as vantagens no uso deste parasitoide. “Queremos mostrar como a aplicação do Tetrastichus é mais rápida e mais barata do que a sua concorrente, a Cotesia flavipes”, afirma o engenheiro ambiental Ricardo Machado, diretor da Birdview.

Tetrastichus parasitando Diatraea em fase de pupa

Crédito: JB Biotecnologia

O novo parasitoide tem alguns diferenciais em relação à Cotesia – compara Bianca Vique. O Tetrastichus controla a broca, atuando na fase de lagarta e pupa da Diatraea Saccharalis, enquanto a sua concorrente age somente na lagarta. Além disso, vive em torno de 12 dias, período muito maior do que a da Cotesia, que é em torno de 36 horas.

As vantagens não param aí.  Mais resistente à variação climática, o Tetrastichus apresenta maior versatilidade durante a armazenagem e aplicação. 

O test drive com o drone e o aplicador de Tetrastichus será realizado pelas participantes do IX Encontro Cana Substantivo Feminino que acontece no dia 19 de março no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP.

AS VAGAS ESTÃO ESGOTADAS. INFORMAÇÕES E PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: http://www.canaonline.com.br/conteudos/cana-substantivo-feminino.html