Transporte de cana é destaque em seminário em Ribeirão Preto
01-04-2014

O presidente-executivo da Siamig (Associação das indústrias sucroenergéticas de Minas Gerais), Mário Campos, participou como palestrante, na última quarta-feira (26/03), do 16º Seminário de Mecanização e Produção de Cana de Açúcar, organizado pelo Grupo IDEA, em Ribeirão Preto (SP), que teve como objetivo discutir práticas e atualização sobre tecnologias para a evolução da mecanização dos canaviais.

Durante a palestra sobre os aspectos legais e impactos relacionados com a “lei da balança”, Mário Campos apresentou detalhes sobre a lei da balança e o trabalho que vem sendo feito pelo Fórum Nacional Sucroenergético (FNS) e pelo grupo técnico formado por profissionais de diversas usinas produtoras, que visa mostrar a segurança dos atuais equipamentos utilizados no transporte de cana, com o objetivo de mudar a legislação possibilitando a incorporação das diversas tecnologias hoje existentes nos caminhões e implementos comercializados no mercado.

"Existe uma lacuna entre a tecnologia, a legislação e a infraestrutura necessária para o escoamento da produção. Para lidar com o tema o setor no estado teve de se unir", declarou.

Ele explicou uma série de testes com conjuntos que estão sendo feitos para ajudar os legisladores em relação a modificação dos itens da Lei da Balança. “Os experimentos testam fatores como: qual o tempo e metragem necessária para a frenagem de um conjunto com determinados pesos e comprimentos”, afirmou.

Mário Campos também contou que no Triângulo Mineiro a questão do transporte de cana tomou um rumo trabalhista. “Com os questionamentos do Ministério Público do Trabalho (MPT) referente ao cumprimento da atual legislação levou a assinatura de uma series de TAC's pelas empresas da região que obrigam a adequação da legislação, seja ela qual for, até 2019”, afirmou.