Túnel embaixo do Engenho Central de Piracicaba filtrava fumaça e guarda marcas até hoje
24-07-2019

Túnel embaixo do Engenho Central de Piracicaba servia para filtrar fumaça — Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV
Túnel embaixo do Engenho Central de Piracicaba servia para filtrar fumaça — Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV

 Paredes do túnel estão repletas de fuligem da fumaça, mesmo 45 anos após desativação da usina.

40 anos: Piracicaba é repleta de histórias e desponta como um dos pilares da região

Construído no século 19, o Engenho Central de Piracicaba (SP), o marco zero da cidade, foi um dos maiores responsáveis por proporcionar desenvolvimento econômico para o município. O açúcar e o álcool gerados na usina ao longo dos anos transformou Piracicaba na maior produtora de todo o país na metade do século 20. Apesar da relevância histórica e econômica, além de ser também um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, existem curiosidades sobre o Engenho Central que pouca gente conhece, como um túnel que funcionou como um "filtro" para a fumaça gerada pela usina e que guarda marcas da produção até hoje.

 

Em celebração aos 40 anos da EPTV, você pode conferir conteúdos especiais sobre cidades de toda a região clicando aqui.

Marcas da história

 

Dos armazéns, onde funcionava a moagem e atualmente ocorrem apresentações e exposições culturais abertas ao público, uma tubulação conduzia a fumaça da moagem até um túnel. Este processo existia para que a fuligem, partículas oriundas da produção da usina, permanecesse no túnel e as chaminés do Engenho liberassem uma fumaça com menor grau de poluição para a cidade. Ainda hoje é possível encontrar essas marcas nas paredes do túnel.

Atualmente, este espaço não é aberto ao público, mas existem projetos para que o túnel seja revitalizado e, dessa forma, as pessoas possam ter acesso a mais um pedaço da história da cidade.

O Engenho Central

De acordo com o diretor do departamento de Patrimônio Histórico de Piracicaba, Marcelo Cachioni, o Engenho Central foi uma das instituições fabris que proporcionou desenvolvimento econômico à cidade.

A fundação do Engenho ocorreu na década de 1880 e, alguns anos depois, em 1889, houve um investimento forte de empresários franceses no local. Isso fez com que a usina alcançasse uma produção muito significativa para o Brasil, segundo Cachioni.

O Engenho Central acabou desativado em 1974, foi declarado Patrimônio Histórico e já conta com boa parte de seus armazéns restaurados e abertos para visitação do público.

 

Túnel do Engenho Central de Piracicaba ainda guarda fuligem da época de funcionamento da usina — Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV

 

Veja mais em: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2019/07/23/tunel-embaixo-do-engenho-central-de-piracicaba-filtrava-fumaca-e-guarda-marcas-ate-hoje.ghtml

 

Jornal da EPTV 1ª Edição - Campinas/Piracicaba