UDOP: aberto prazo para preenchimento da pesquisa de Saúde e Segurança do Trabalho
10-12-2014

A UDOP abriu no último dia 1º de dezembro o prazo para o preenchimento da Pesquisa de Saúde e Segurança do Trabalho. Os participantes poderão preencher os dados até o próximo dia 31 de janeiro de 2015. A Pesquisa de Saúde e Segurança do Trabalho foi lançada em 2013 e visa apurar indicadores nas áreas agrícola, industrial e administrativa das unidades participantes.

Serão analisados os indicadores de avaliação da gravidade, taxa de frequência e o indicador relativo total de empregados. Tudo isso referente ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2014. Os questionários devem ser preenchidos no portal da entidade na seção de pesquisas: www.udop.com.br/pesquisas.

Para o coordenador de Relações Institucionais da UDOP, Leandro Ferreira, a pesquisa é "mais um instrumento de gestão e prestação de serviço para as associadas. Cada vez mais, a área de segurança do trabalho tem se tornado estratégica e, por isso, o levantamento de dados é uma ferramenta de mapeamento e gestão. Além disso, neste ano, a UniUDOP deu início à programação de aulas/palestras nesta área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Trabalho, que superaram nossas expectativas", afirmou Ferreira.

A pesquisa de Saúde e Segurança do Trabalho tem abrangência em todo o território brasileiro, sendo destinada a unidades produtoras de açúcar, etanol, levedura e bioeletricidade. A Pesquisa tem como público-alvo os profissionais das áreas de segurança do trabalho e recursos humanos e será anual, destinada tanto às unidades associadas como não-associadas, sem custos.

Dentre os objetivos da Pesquisa se destacam: a análise dos indicadores relacionados à saúde e segurança do trabalho, na região em que as unidades estão inseridas; e o oferecimento de embasamento para tomada de decisões com maior agilidade, praticidade e competitividade.

A estrutura da Pesquisa está baseada em sistema de gerenciamento on line; senha única por unidade, proporcionando segurança e sigilo das informações; acesso às informações somente para as unidades que entrarem com os dados, dentro do período determinado; autonomia na entrada de dados e emissão de relatórios, em qualquer período do ano; participação nas tomadas de decisões sobre o funcionamento da Pesquisa; e constante evolução e aperfeiçoamento dos conteúdos e relatórios.

Para mais informações sobre a Pesquisa de Saúde e Segurança do Trabalho, os interessados devem entrar em contato com o departamento de Tecnologia da Informação da entidade, através do telefone (18) 2103 0528 ou pelo e-mail: pesquisas@udop.com.br.

Rogério Mian