UDOP e Syngenta levam teatro sobre sustentabilidade para seis cidades paulistas
18-11-2014

Parceria entre a UDOP e a Syngenta vai propiciar nos próximos dias uma reflexão de milhares de alunos do ensino fundamental 1 sobre a preservação ambiental e dos recursos naturais, com a peça teatral "Rio que passa lá", que será apresentada nas cidades de Adamantina, Araçatuba, Assis, Lins, Pacaembu e Junqueirópolis.

A parceria faz parte de um programa maior que a Syngenta desenvolve em todo o mundo, o The Good Growth Plan e que tem a parceria institucional da UDOP.

Através das apresentações teatrais, que contam a história do Rio Tietê, que corta todo o estado de São Paulo, sendo um dos principais rios do país, as crianças terão acesso a informações sobre a importância da preservação da água, da reciclagem, enfim, uma série de informações ambientais que deverão ser incorporadas ao cotidiano destes estudantes. "No momento em que uma crise hídrica ataca São Paulo de forma severa, a discussão do tema do espetáculo ganha ainda mais importância e destaque", destacam os organizadores.

"A UDOP foi procurada pela Syngenta a fim de estabelecermos uma parceria sobre o projeto, e de pronto vimos uma sinergia entre nossa entidade e o programa, uma vez que trata de temas da máxima importância para o momento em que vivemos, quando a humanidade volta seus olhos, mais uma vez, às questões ambientais. A sinergia entre a bioenergia e o tema é muito grande, pois nossas associadas trabalham diariamente o tripé da sustentabilidade, de ser ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável", destacou o presidente-executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe.

A companhia Grupo Último Tipo fará as apresentações nas cidades citadas para público dos terceiros aos quintos anos do ensino fundamental. "Será sem dúvida a oportunidade destes jovens aprenderem sobre a sustentabilidade, tão urgente e importante nos dias atuais, e nós, que produzimos etanol, um combustível limpo e renovável, não poderíamos deixar de apoiar este projeto encabeçado pela Syngenta", disse Salibe.


Apresentações

Serão duas apresentações em cada cidade, às 10h e 14h do mesmo dia, escolhida conforme parcerias firmadas com as secretarias de educação e cultura destes municípios. As apresentações têm ainda a parceria do Governo do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural - ProAC e da Direção Cultura.

A primeira cidade a receber a peça será o município de Assis, com apresentações na EMEIF "PROF. JOÃO LUIZ GALVÃO RIBEIRO", no dia 18 de novembro. No dia 19, na Casa da Cultura de Junquerópolis, ocorrem mais duas apresentações. A EMEF Manoel Teixeira Junior, de Pacaembu recebe o espetáculo no dia 20, e Adamantina, na EMEF "Teruyo Kikuta", encerra as apresentações desta semana no dia 21, sexta-feira.

Na próxima semana, Araçatuba sedia o espetáculo no dia 24, segunda-feira, na EMEB Francisca de Arruda Fernandes. Finalizando esta fase do projeto a cidade de Lins receberá a peça no dia 26 de novembro, na Casa da Cultura da cidade.


Seis compromissos para fazer a diferença

O The Good Growth Plan prevê a condução, por parte da Syngenta, se seis compromissos que farão a diferença para o futuro da humanidade, a saber: Tornar as culturas mais eficientes; Capacitar pequenos agricultores; Recuperar mais terras cultiváveis; Promover a segurança das pessoas; Promover a biodiversidade; e Cuidar de cada trabalhador.

A Syngenta tem se esforçado, dentro do projeto, visando o aumento de produtividade média de 20% das principais culturas do mundo, sem o aumento do uso da terra, água e insumos, além da recuperação de terras agricultáveis, num esforço que pretende melhorar a fertilidade de mais de 10 milhões de hectares de terras cultiváveis à beira da degradação.

Ainda de acordo com a Syngenta, os objetivos estabelecidos pelos seis compromissos, "são deliberadamente ambiciosos. Vamos usar a paixão e as competências de nossa companhia para alcançá-los, mas não possuímos todas as respostas", por isto a busca por parceiros como a UDOP neste grande desafio.

Para conhecer mais sobre o The Good Growth Plan, acesse: http://www.syngenta.com/global/corporate/en/goodgrowthplan/Documents/pdf/The%20Good%20Growth%20Plan_16pp%20brochure%20BRA-POR.pdf

Rogério Mian