Um novo olhar sobre as mudanças
06-06-2018

O coaching contribui para a agilidade na gestão de mudanças

Além de proporcionar o aumento da visão sistêmica empresarial e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, o coaching contribui para a agilidade na gestão de mudanças, oferecendo o apoio ideal para o momento em que o produtor Manoel Carlos de Azevedo Ortolan vive atualmente. O profissional passou a conciliar a presidência da Canaoeste, entidade com 11 filiais espalhadas pelo estado de São Paulo, com aproximadamente 2500 associados que representam cerca de 9 milhões de toneladas de cana a cada safra, que contempla um grande portfólio de serviços nos pilares técnico e agronômico, jurídico, ambiental e político, entre outros, com a presidência executiva da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Copercana).

“Foi feita uma mudança estatutária e a Assembleia elegeu o Conselho Deliberativo. Hoje temos quatro diretores, eu como diretor presidente executivo, o Giovanni Bartoletti Rossanez, como diretor financeiro, o Francisco César Urenha, como diretor administrativo e o Marcio Fernando Meloni, como diretor comercial. O Antonio Eduardo Tonielo é o presidente do Conselho Deliberativo da Copercana”, explicou Ortolan.

A Copercana, que comemora 55 anos neste mês de maio, tem cerca de seis mil cooperados e mais de mil e duzentos funcionários, disponibilizando um portfólio grande de produtos como defensivos, fertilizantes, calcário, sementes, implementos agrícolas, combustíveis, lubrificantes e artigos automotivos. Está presente nos estados de São Paulo e de Minas Gerais, tem 21 lojas de ferragens e magazine, um auto center, cinco supermercados e seis postos de combustíveis. Até agosto deste ano, inaugurará mais um supermercado em Sertãozinho e mais dois postos, um em Ribeirão Preto e outro em Sertãozinho.
Segundo Ortolan, “o desafio é dar sequência ao excelente trabalho que foi realizado até hoje, mantendo o ritmo de crescimento da Copercana, pois sabemos que a cooperativa não pode retroceder. Tem que estar sempre abrindo alguma frente, crescendo, caso contrário, fica para traz no mercado, ainda mais sabendo o quanto foi produtiva a gestão da diretoria anterior”. Ele afirma que não tem dúvida de que o coaching tem sido um suporte importante nesta transição.

“A mudança de posição impõe uma mudança de postura e as sessões têm ajudado neste sentido, pois nos dá mais clareza e confiança para expor as ideias, possibilita melhorar o poder de negociação, de relacionamento maior com todos, como também, nos dá suporte para enfrentar os desafios do nosso setor”, diz, contando que no passado a metodologia já ajudou a harmonizar e melhorar as ações do Departamento Técnico da Canaoeste, sendo o resultado muito positivo, tanto para a equipe quanto para os associados.

É um ano difícil para o setor sucroenergético, talvez seja o pior de todos que vivemos com relação ao preço e ao desempenho agrícola, pois estamos em uma sequência de anos ruins, enfrentando situações adversas e no conjunto, comprometendo sempre a produção e a produtividade da cana”, diz Ortolan, reforçando que é preciso investir nos tratos culturais, na renovação dos canaviais e em pessoas. “A queda dos preços também influencia na Associação, pois vivemos de taxas e quando o valor cai, a taxa também cai. E mesmo assim precisamos continuar prestando serviços de qualidade”, pondera.

Ortolan faz coaching com Sandra Schiavetto, pedagoga, psicopedagoga, master coach e sócia da Multi Training, empresa especializada em Liderança e Cultura Organizacional, localizada em Ribeirão Preto, SP. O executivo observa que “em meio a tantas mudanças e novas responsabilidades surgindo, poder ter uma visão global sobre diversos aspectos traz mais segurança aos profissionais. O uso dessa ferramenta contribui sim para que o campo produza mais e melhor. Nos ajuda a lidar melhor com as mudanças que estão ocorrendo. Vivemos uma época de muita tecnologia e inovações, que chegam em uma velocidade impressionante; o produtor precisa ter foco na gestão da propriedade, ser ágil para tomar decisões, ter o controle da sua atividade, se não fica para trás. E o coaching ajuda muito no sentido de dar um rumo certo para todos esses desafios, conclui.
Veja matéria completa na editoria Gestão de Pessoas na edição 54 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.