Uma mulher de muitas paixões
08-03-2016

A história de muitas paixões da pesquisadora Márcia Mutton

Clivonei Roberto

Mineira de Sacramento, Márcia Justino Rossini Mutton é de família de produtores rurais. Os avós produziam cachaça e os pais se dedicavam a grãos, café e leite. Ela lembra que, quando pequena, adorava quando chegavam as férias porque a família passava um período na fazenda. “Ao observar a rotina rural, o que chamava a minha atenção era a possibilidade de usar recursos presentes no campo para produzir alimento e manter o equilíbrio da cidade.” Esta lógica, de tirar da terra o sustento que mantém a vida urbana, a fascinava.

Mais tarde foi parar numa cidade grande concluir o colegial, Ribeirão Preto, mas o encanto que sentia pelo mundo rural a influenciou na hora de decidir pela carreira a seguir: Ciências Agrárias. Passou no vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Jaboticabal, onde concluiu a graduação em 1979.
Na faculdade trabalhou muito com milho, mas quis o destino colocar outra cultura, a cana-de-açúcar, em seu caminho. Ela voltou para Ribeirão Preto para fundar o curso técnico de açúcar e álcool de uma universidade privada. E se apaixonou. “Toda minha carreira construí trabalhando no setor sucroenergético, desde o início de minha trajetória profissional.”

Mas analisando bem, seu envolvimento com a cana-de-açúcar é anterior. Como sempre quis morar e trabalhar perto da família, estagiou durante a graduação em várias usinas da região de Ribeirão Preto, como Martinópolis, Santa Lídia, São Carlos. Já acumulava conhecimento nesta área, em que enxergava grande potencial.

Já formada e dando aulas, Márcia aproveitou que abrira uma vaga de professor de tecnologia de açúcar e álcool na Unesp. Voltava para Jaboticabal em 1981, mas agora não mais como aluna. “Aquela oportunidade me possibilitou dar aula, fazer pesquisa e ter contato com o produtor rural, fazendo extensão com a comunidade.”

Confira matéria completa na editoria Amigos da Cana, edição 30 darevista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.