União que faz a força
30-05-2018

Movimento de união de produtores em consórcios ou condomínios se tornou uma prática comum no setor canavieiro nacional

Leonardo Ruiz

O panorama do fornecedor canavieiro está bastante desafiador. A nova realidade do setor sucroenergético tem demandado níveis diferenciados de gestão das propriedades agrícolas, o que requer uma alteração na forma dos produtores se organizarem para se adaptar às necessidades do mercado. Plantar cana se tornou “fácil”. Difícil mesmo é alcançar o mesmo grau de eficiência da porteira para dentro.

Sócia da PwC Brasil, Ana Paula Malvestio explica que os desafios enfrentados atualmente pelos fornecedores não são os mesmos de décadas atrás. Há 20 anos, por exemplo, quase nenhum produtor conhecia seus custos de produção. Na época, era comum que recorressem a consultorias – como a PwC – para apuração desses custos. “Hoje, eles se tornaram excepcionais na gestão agrícola. Tanto, que os desafios atuais não estão mais no campo, mas dentro dos escritórios.”

Ocorre que cerca de 30% do setor sucroenergético está nas mãos de investidores estrangeiros. São stakeholders que interagem cada vez mais com os atores da cadeia e que demandam níveis diferenciados de transparência e gestão de negócio, controles e boas práticas de governança corporativa.

“O produtor passa, obrigatoriamente, a ter que dar mais atenção a fatores que, no passado, eram deixados de lado, como proteção patrimonial - nos casos de sucessão familiar -, riscos ambientais e trabalhistas, preparação para expansão pela eventual recepção de investidores de capital ou estratégicos e necessidade de captação de recursos num setor que é altamente exposto a riscos”, detalha Ana Paula.

Veja matéria completa na Coluna Guia Gestão de Negócios na revista Digital CanaOnline edição 54. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.