Unica divulga moagem de cana ate 1º outubro
19-10-2021

A moagem até primeiro de outubro aparenta normalidade e ainda não mostra a quebra. Acontece que praticamente não temos mais cana no campo e a safra deve acabar numa “morte súbita”.

É possivel que ainda tenhamos no campo, até o final de novembro, cerca de 50 milhões de toneladas apenas, configurando uma quebra provável de safra 21/22 em relação a 20/21 de aproximadamente 80 a 85 milhões de toneladas de cana.

Isto representará uma redução de oferta ao mercado de 92 milhões de sacas de 50 kg de açúcar (4,6 MT) e 2,5 bilhões de litros de etanol ainda nesta safra.

Essa redução de oferta de açúcar do Brasil seria suficiente para sustentar os preços nos patamares atuais? Terá o setor capacidade de se recuperar para a safra 22/23?

Deve-se considerar o seguinte: consumo e estoques mundiais, movimentos de mercado da Índia e outros países exportadores, que iniciaram suas safras em setembro no hemisfério norte. Isso é que vai definir o patamar de preços do açúcar para os próximos seis meses.Há especialistas de mercado que aposta que os preços atuais não se sustentam.

Fonte: UNICA / IDEA