UNICA e Fundação Solidaridad apresentam o relatório final do Projeto RenovAção
30-10-2015

A Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar) e a Fundação Solidaridad lançaram nesta semana o Relatório Final do Projeto RenovAção. Iniciativa que, no período de 2010 a 2015, profissionalizou 6.650 pessoas ligadas direta ou indiretamente ao setor sucroenergético paulista, especialmente trabalhadores que atuavam no plantio e colheita manuais em seis das maiores zonas de cultivo canavieiro impactadas pelo rápido avanço da mecanização no campo. Considerado um dos maiores programas mundiais de requalificação na cadeia produtiva da cana, o RenovAção serviu de referência para a formação de outros 20 mil novos profissionais em programas semelhantes tocados pelas usinas paulistas.

Este conjunto de ações permitiu a absorção de um contingente expressivo de profissionais cujas atividades vêm sendo progressivamente abolidas na última década, em grande parte por conta do fim da queima da palha da cana. A tendência ganhou mais força a partir de 2007, quando governo e representantes do setor assinaram o Protocolo Agroambiental, acordo que na época envolveu 170 usinas e 29 associações de fornecedores canavieiro. O pacto antecipou os prazos legais para o fim do uso do fogo controlado, que facilitava o corte manual da planta.

Dados do Instituto de Economia Agrícola, da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo (IEA) apontam que na atual safra a mecanização da colheita já atingiu 90% dos canaviais paulistas. O presidente da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (FERAESP), Élio Neves, cuja entidade coordenou o RenovAção em parceria com a União da Industria de Cana-de-Açúcar (UNICA), ressalta o aspecto inclusivo do Projeto, em contraponto ao desemprego gerado pelo avanço da tecnológico no setor. “A mecanização gera ganhos ambientais e de produtividade, mas também faz com que trabalhadores percam seus empregos. Com o RenovAção, o setor dá uma mostra clara da maturidade e compreensão de que a educação constitui a base para a conquista da inclusão social. Milhares de homens e mulheres trocaram a desesperança por sonhos renovados”, observa.

O diretor executivo da UNICA, Eduardo Leão de Sousa, informa que durante todo o seu período execução (2010 a 2015), o RenovAção foi seguidamente premiado e reconhecido inclusive no âmbito internacional. “O sucesso do programa teve a chancela da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), que o considerou como um ‘exemplo’ entre iniciativas que combinam produção de energia renovável com inclusão social no Brasil, na África e na Ásia”, destaca. O relatório “Good Socio-Economic Practices in Modern Bioenergy Production" (Boas Práticas Socioeconômicas na Produção de Bioenergia Moderna, em português), foi formulado a partir de critérios desenvolvido pela FAO no intuito de estabelecer indicadores e critérios para produção de bioenergia e segurança alimentar.

A coordenadora de projetos no Brasil da Fundação Solidariedad – outra instituição parceira do RenovAção e uma das mais importantes organizações internacionais de apoio ao desenvolvimento de cadeias de produção sustentável -, Fátima Cristina Cardoso, acredita que o modelo do Projeto brasileiro pode ser replicado por outras nações. “A mecanização da cana-de-açúcar está acontecendo também ao redor do mundo. Acredito que esta experiência possa servir de base para iniciativas semelhantes em outros países”, comenta.

Para o líder em Energia Sustentável do Bando Interamericano de Desenvolvimento (BID), Arnaldo Vieira de Carvalho, “os resultados do RenovAção superaram em muito as expectativas originais tanto em termos ambientais como sociais, possibilitando aumento real na renda das famílias dos trabalhadores que participaram da iniciativa”. O Projeto, que teve o BID entre os apoiadores desde a sua criação, em 2009, teve como parceiros as multinacionais CASE IH, FMC, IVECO, SYNGENTA e John Deere, e também contou com o suporte de técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Centro Paula Souza, que coordenaram o treinamento teórico e prático dos cursos.

Recolocação e comunidade
Mais de 78% dos participantes dos 30 cursos oferecidos pela iniciativa – com carga individual de até 300 horas –, treinados para funções como Operador de Colheitadeira, Motorista Canavieiro, Soldador, Eletricista e Mecânico, já se recolocaram no mercado de trabalho, obtendo um aumento médio na renda de até 75%. Durante o período de treinamento, os alunos dedicaram-se exclusivamente às aulas, mas continuavam recebendo seus salários. Além do pagamento aos funcionários, as usinas participantes do programa também foram responsáveis pelo transporte e alimentação, o que resultou em uma redução na taxa de desistência dos participantes.

Inscrito no RenovAção em 2010, o ex-cortador de cana, Genildo do Nascimento Flores, 28 anos, afirma que não hesitou em aceitar participar do Projeto. “Aceitei na hora. Hoje sou eletricista 1, cuido dos caminhões, tratores e ônibus. Tudo mudou para melhor na minha vida, não só o salário. O RenovAção me estimulou a estudar, estou terminando o Ensino Médio”, observa.

Outro ponto importante desta iniciativa abraçada voluntariamente por empresas da cadeia sucroenergética situadas nas cidades de Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, foi o fato de que esta capacitação profissional não ficou restrita somente aos trabalhadores da cana, mas beneficiou também suas famílias. Cursos nas áreas de horticultura, corte e costura e tornearia mecânica também foram estendidos para as comunidades localizadas nestas regiões, aquecendo o mercado de trabalho e estimulando a abertura de pequenas empresas e cooperativas. Ao todo, foram capacitadas 1.838 pessoas.

Mais de 1,2 milhão de empregos diretos são gerados pelo setor sucroenergético no Brasil. Cerca de 500 mil estão em atividades manuais vinculadas exclusivamente à colheita da cana-de-açúcar. O Estado de São Paulo, sozinho, abriga 20% dessa mão-de-obra, ou cerca de 110 mil trabalhadores.

O relatório de resultados do RenovAção está disponível no link a seguir: http://unica.com.br/download.php?idSecao=17&id=22129468

A Revista CanaOnline trará, na edição de novembro, uma reportagem especial sobre o Projeto RenovAção e todos os seus resultados, com depoimentos das instituições parceiras, de empresas, de usinas e de trabalhadores beneficiados.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br