Unica e Fundacentro capacitam agentes multiplicadores do setor sucroenergético
31-07-2014

Dando continuidade aos trabalhos de promoção das melhores práticas trabalhistas no setor sucroenergético, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) promoveu entre os dias 22 e 24 de julho em Campinas (SP), um treinamento para agentes multiplicadores sobre a Norma Regulamentadora (NR) 20, que determina entre outras coisas, as condições e os requisitos de proteção para o manuseio seguro com inflamáveis e líquidos combustíveis.

A capacitação ministrada pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), contemplou 60 profissionais de segurança e saúde, representando 80 empresas do setor sucroenergético dos Estados de São Paulo (SP), Goiás (GO) e Minas Gerais (MG).

Para o engenheiro químico da Fundacentro, José Possebon este tipo de treinamento é fundamental porque proporciona um conhecimento importante aos participantes sobre a nova NR-20, permitindo desta forma que os profissionais formados possam retransmitir o aprendizado adquirido aos demais trabalhadores de operação e manipulação de produtos químicos.

“É um tipo de interação, de disseminação de informações que levam muitos a ganhar, e não apenas os que participaram efetivamente do treinamento,” afirmou Possebon.

O engenheiro Fernando Sobrinho da Fundacentro afirma ainda que é preciso profissionais capacitados para implementar as exigências da revisão da norma no dia a dia do trabalhador.

“A revisão da NR 20 exige novos treinamentos e adequações dos profissionais da indústria sucroenergética, por isso a importância da capacitação desses agentes multiplicadores,” explicou Sobrinho. “Essa formação tem sido realizada para atender outros setores também,” acrescentou o especialista da Fundacentro.
Já para Ricardo Jordão, engenheiro de segurança da Usina Alta Mogiana, empresa associada a UNICA, participante do treinamento, o curso foi muito esclarecedor.
“Foi muito bom, além de muito ilustrativo nos requisitos da atualização da norma NR-20 e, em especial ao conteúdo técnico em relação as reações químicas e agentes explosivos,” disse Jordão.

Para a consultora para Assuntos Trabalhistas da UNICA, Elimara Assad Sallum, os cursos promovidos pela entidade reforçam a proatividade do setor sucroenergético na busca pelas melhores práticas trabalhistas.

“A UNICA tem tido uma postura proativa não só na discussão da revisão das normas regulamentadoras como e o caso da NR 20, como também ao proporcionar treinamentos e capacitação aos profissionais das empresas. Isto porque, este tema segurança e saúde é priorizado pela entidade que entende que é necessário o aperfeiçoamento dos profissionais, o que certamente repercutirá num ambiente de trabalho cada vez melhor,” afirmou Elimara.