Unidade Barra Bonita, da Raízen, recebe certificação Bonsucro
21-03-2019

Unidade é a maior já certificada no mundo e é a 21ª do grupo a receber este reconhecimento em sustentabilidade que permite acessar mercados exigentes em critérios socioambientais

A unidade Barra Bonita, da Raízen, recebeu a certificação Bonsucro, principal padrão internacional de práticas sustentáveis na cadeia da cana de açúcar, que habilita não somente o acesso ao mercado europeu, como também a clientes de etanol e açúcar que exigem tais requisitos. Essa é a maior unidade do mundo a contar com esta certificação e a 21ª, das 26 unidades, da Raízen a receber o selo. A meta é que todas as 26 unidades estejam certificadas até 2021.

Para buscar a certificação Bonsucro, a Raízen se submete à uma auditoria independente, que verifica os diversos temas que compõem os eixos ambientais e sociais da cadeia produtiva da cana de açúcar, como: segurança, condições trabalhistas, uso da terra, biodiversidade, gestão hídrica, relacionamento com comunidades do entorno, entre outros.

“Estamos honrados em ter uma das unidades mais importantes do grupo certificada. Em 2011, fomos a primeira empresa global a ter uma unidade certificada, a Maracaí, e agora, a maior unidade do mundo. A Raízen é uma empresa de energia que lidera esta agenda, porque entendemos que Sustentabilidade é uma alavanca de performance e parte fundamental da nossa proposta de valor junto aos nossos stakeholders”, afirma Marina Carlini, gerente de Sustentabilidade da Raízen.

O Bonsucro tem hoje mais de 500 membros ao redor do mundo dedicados a alavancar a sustentabilidade na cadeia de produção da cana-de-açúcar. Atualmente, 25% das plantações mundiais e cerca de 57 milhões de toneladas de cana apresentam tal certificação.

“O Brasil é uma referência global em produção certificada Bonsucro de cana-de-açúcar e seus derivados. Temos aqui cerca de 63% do total de usinas atualmente certificadas no mundo e diversas experiências de sucesso que associam alta produtividade às melhores práticas de gestão e sustentabilidade das operações. A Raízen é um exemplo muito bem-sucedido desta realidade e, para nós, a certificação da usina Barra, que agora possui o maior escopo certificado do mundo, representa um grande marco alcançado pelo setor sucroenergético nacional”, afirma Livia Ignácio, coordenadora regional do Bonsucro no Brasil.

Conquistas como essa mostram o comprometimento da Raízen com a sustentabilidade de suas atividades e a capacidade de seu time em atingir grandes objetivos. Para a certificação da Unidade Barra, a Raízen envolveu cerca de 4 mil funcionários de diversas áreas da companhia que juntos trabalharam para atender aos rígidos critérios do padrão Bonsucro.

 

Sobre a Raízen

A Raízen é uma empresa integrada de energia que atua em todas as etapas do processo, desde o cultivo da cana, com a produção de açúcar, etanol e bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, tão essenciais no dia a dia das pessoas e dos negócios. Conta com um time de cerca de 29 mil funcionários, que trabalha todos os dias para crescer junto com a companhia e gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir do bagaço da cana.

No Brasil, é líder na produção de açúcar, etanol e bioenergia - com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas - e uma das maiores no setor de combustíveis, com mais de 6.400 postos da marca Shell – além de cerca de 950 lojas de conveniência Shell Select. Destaca-se como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no país, com R$ 86,2 bilhões na safra 17/18.

São 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia + planta de etanol 2G que produzem cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano e 4,2 milhões de toneladas de açúcar. As unidades têm capacidade instalada de 1GW para geração de energia e produzem, por ano, 3,9 TWh de energia elétrica a partir da biomassa, dentre elas o bagaço da cana-de-açúcar. Comercializa a cada ano aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo, operando em todas as regiões do país por meio de 68 bases de abastecimento em aeroportos e 68 terminais de distribuição de combustível.

A Fundação Raízen desenvolve uma relação sustentável e cooperativa com as comunidades vizinhas às suas unidades, tendo beneficiado mais de 13 mil alunos e 4 milhões de pessoas, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Na Argentina, onde começou a atuar em 2018 com a compra dos ativos de downstream da Shell, a Raízen comercializa aproximadamente 6 bilhões de litros de combustíveis por ano, incluindo uma rede com 665 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, três terminais terrestres, duas bases de abastecimento em aeroportos e ativos de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

 

Raízen

Loures Consultoria – Comunicação e Relações Corporativas